Português
26 DE OUTUBRO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Hélio Angotti divulga balanço do 1º Prevenção no Campo em parceria com ABCZ

Hélio Angotti divulga balanço do 1º Prevenção no Campo em parceria com ABCZ

As famosas e concorridas feiras de touros registrados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu agora têm mais um importante atrativo para a comunidade rural. Viabilizada por uma parceria entre ABCZ, Emater e Hospital Dr. Hélio Angotti, o projeto “Saúde no Campo” terá continuidade e será realizado junto da comunidade rural em municípios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde serão realizados os eventos do Pró-Genética.

O lançamento e a primeira etapa aconteceram em União de Minas, no dia 20 de outubro. Enquanto as visitas e negociações eram conduzidas nos currais dos reprodutores, os produtores, familiares e funcionários passaram por triagem e entrevistas e iniciaram exames para detecção de câncer ginecológico, de mama, de próstata, de pele e avaliação óssea, aplicados pela equipe de profissionais da saúde.

"O Projeto Saúde no Campo é uma iniciativa do vice-presidente do Hospital Dr. Hélio Angotti, Gabriel Prata Rezende, e é importantíssimo para conhecermos melhor a população do meio rural, levando aos trabalhadores do campo a oportunidade de prevenção aos tipos mais prevalentes de câncer", afirma o presidente do Hospital, médico oncologista Délcio Scandiuzzi.

A primeira ação da equipe do Hospital Hélio Angotti para o Projeto “Saúde no Campo”, na feira de touros de União de Minas, registrou 384 atendimentos. 

  • 100 coletas para exame de papanicolau;
  • 90 agendamentos de densitometria óssea;
  • 90 agendamentos de mamografia;
  • 20 agendamentos de cintilografia do miocárdio;
  • 84 coletas de sangue para dosagem do PSA (prevenção a tumor na próstata)

“Esse é um trabalho de responsabilidade social da ABCZ. As feiras de touros tem o caráter de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo ao transferir a genética dos touros registrados proporcionando um avanço na eficiência do rebanho e em consequência na renda das famílias. Através do programa – e do atendimento personalizado feito pelos extensionistas da Emater – as pessoas também passam a ter contato com novas tecnologias e a somar conhecimentos em seminários e Dias de Campo. Agora temos a oportunidade de ser um agente facilitador do sucesso desse trabalho de promoção de saúde que contempla mais uma necessidade básica dessa população”, diz o diretor do Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Junior.

A campanha de prevenção bem como as entrevistas, execução de exames e encaminhamentos são conduzidos por integrantes da Equipe de Enfermagem do Hospital Dr. Hélio Angotti.

 “Os procedimentos também vão envolver os sindicatos rurais e os serviços públicos de saúde das cidades para que sejam organizadas triagens antes dos eventos e que os exames, bem como encaminhamentos e tratamentos tenham continuidade”, explicou o gerente de melhoramento Pró-Genética da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.





A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar