Hélio Angotti divulga balanço do 1º Prevenção no Campo em parceria com ABCZ
As famosas e concorridas feiras de touros registrados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu agora têm mais um importante atrativo para a comunidade rural. Viabilizada por uma parceria entre ABCZ, Emater e Hospital Dr. Hélio Angotti, o projeto “Saúde no Campo” terá continuidade e será realizado junto da comunidade rural em municípios da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde serão realizados os eventos do Pró-Genética.
O lançamento e a primeira etapa aconteceram em União de Minas, no dia 20 de outubro. Enquanto as visitas e negociações eram conduzidas nos currais dos reprodutores, os produtores, familiares e funcionários passaram por triagem e entrevistas e iniciaram exames para detecção de câncer ginecológico, de mama, de próstata, de pele e avaliação óssea, aplicados pela equipe de profissionais da saúde.
"O Projeto Saúde no Campo é uma iniciativa do vice-presidente do Hospital Dr. Hélio Angotti, Gabriel Prata Rezende, e é importantíssimo para conhecermos melhor a população do meio rural, levando aos trabalhadores do campo a oportunidade de prevenção aos tipos mais prevalentes de câncer", afirma o presidente do Hospital, médico oncologista Délcio Scandiuzzi.
A primeira ação da equipe do Hospital Hélio Angotti para o Projeto “Saúde no Campo”, na feira de touros de União de Minas, registrou 384 atendimentos.
- 100 coletas para exame de papanicolau;
- 90 agendamentos de densitometria óssea;
- 90 agendamentos de mamografia;
- 20 agendamentos de cintilografia do miocárdio;
- 84 coletas de sangue para dosagem do PSA (prevenção a tumor na próstata)
“Esse é um trabalho de responsabilidade social da ABCZ. As feiras de touros tem o caráter de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo ao transferir a genética dos touros registrados proporcionando um avanço na eficiência do rebanho e em consequência na renda das famílias. Através do programa – e do atendimento personalizado feito pelos extensionistas da Emater – as pessoas também passam a ter contato com novas tecnologias e a somar conhecimentos em seminários e Dias de Campo. Agora temos a oportunidade de ser um agente facilitador do sucesso desse trabalho de promoção de saúde que contempla mais uma necessidade básica dessa população”, diz o diretor do Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Junior.
A campanha de prevenção bem como as entrevistas, execução de exames e encaminhamentos são conduzidos por integrantes da Equipe de Enfermagem do Hospital Dr. Hélio Angotti.
“Os procedimentos também vão envolver os sindicatos rurais e os serviços públicos de saúde das cidades para que sejam organizadas triagens antes dos eventos e que os exames, bem como encaminhamentos e tratamentos tenham continuidade”, explicou o gerente de melhoramento Pró-Genética da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.