Português
25 DE OUTUBRO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

ABCZ participa de reunião do IPA e da FPA em Brasília

ABCZ participa de reunião do IPA e da FPA em Brasília

A pecuária nacional teve duas importantes agendas nesta terça-feira (25/10), na capital federal.

A ABCZ foi representada na reunião do IPA (Instituto Pensar Agro), pela diretora de Marketing, Cláudia Tosta Junqueira. Na pauta o debate sobre o PLS 326/2016, do Senador Dário Berger (PMDB/SC), que Institui a Política Nacional de Defesa Agropecuária. 

Já na reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com o objetivo de estreitar relações, os representantes do setor produtivo rural receberam o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha. O ministro Padilha é um dos principais interlocutores do presidente Michel Temer e sua pasta tem grande poder de decisão sobre os projetos prioritários para o governo.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, entende que a participação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) é indispensável na construção de marcos legais que harmonizem a produção do campo com o respeito ao meio ambiente. A afirmação foi feita após reunião-almoço promovida nesta terça-feira (25) pela FPA. Vários temas de interesse do setor produtivo rural foram colocados à mesa da bancada ruralista.

“A Frente Parlamentar da Agropecuária traz sempre sugestões que são importantíssimas. Foram suscitados temas sobre os quais o governo já está debruçado. Mas a participação da Frente é absolutamente indispensável. Se tem um setor no Brasil que nos últimos 30 anos deu um salto de antes do Terceiro Mundo para depois do Primeiro Mundo, foi a agropecuária. Portanto há um respeito e uma vontade política de facilitar as ações do setor”, afirmou Padilha.

O ministro-chefe da Casa Civil lembrou que o setor agropecuário tem compromisso com o meio ambiente. E o mesmo acontece dentro do governo. “No que depender do presidente Michel, não há conflito entre o produtor rural e o meio ambiente. Eles complementam-se.  O meio ambiente precisa de pessoas que se preocupam com ele. E as pessoas que trabalham no campo, hoje, se não cuidarem do meio ambiente, não produzem. Portanto, um depende do outro. É questão apenas de ter consciência da extensão da responsabilidade de cada um.”

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Marcos Montes (PSD-MG), destacou que um dos principais assuntos tratados com o ministro Padilha foi o relativo ao licenciamento ambiental. “Instrumento fundamental que hoje o Brasil revê na sua legislação, claro, dentro de um panorama sustentável. Precisamos continuar preservando esse país, que já preserva 61% de todo o território nacional, isso é muito importante, mas que os produtores também possam ter um pouco de tranquilidade do ponto de vista jurídico para continuar produzindo e trazer as riquezas para o país”, concluiu.
 

 







A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar