Português
17 DE OUTUBRO DE 2016. POR LARISSA VIEIRA

Brasil conclui acordo com Moçambique para exportar bovinos vivos

Brasil conclui acordo com Moçambique para exportar bovinos vivos

Graças a uma ação iniciada na ExpoGenética 2016, quando o Projeto Comprador do Brazilian Cattle recebeu formadores de opinião de vários países, dentre eles um membro do Ministério da Agricultura de Moçambique, o Brasil poderá exportar bovinos destinados à reprodução para aquele país africano. Por meio de comunicado enviado ao Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar de Moçambique informou que aceitou o certificado sanitário proposto pelo Brasil.

Moçambique tem enorme demanda por bovinos com excelente desempenho zootécnico, de aptidão de corte e de leite, capazes de contribuir com o melhoramento de seus rebanhos. O país africano tem potencial para importar até 50 mil animais por ano para essa finalidade e deve começar a importar os primeiros lotes de gado brasileiro ainda em 2016.    
A conclusão do acordo sobre o protocolo sanitário com Moçambique reforça as ações desenvolvidas pelo Mapa em parceria com a ABCZ e a CNA para ampliar mercados às exportações de bovinos vivos. Uma das ações desenvolvidas pela ABCZ, via Brazilian Cattle, é o Projeto Comprador, que tem como objetivo mostrar o potencial da pecuária zebuína brasileira a formadores de opinião de diversos países, sendo a última edição realizada na ExpoGenética 2016, em agosto. A ABCZ também trabalha em conjunto com o MAPA e CNA na revisão dos protocolos sanitários.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar