Presidente da ABCZ reúne com criadores durante a Festa do Boi
As raças zebuínas serão as grandes estrelas da 54ª Festa do Boi de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Das 829 argolas ofertadas para bovinos, 73% foram ocupadas pelas raças zebuínas. O evento, que acontece no Parque de Exposição Aristófanes Fernandes, terá a presença do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges. Na quinta-feira (13/10/16), a partir das 14h, o presidente da ABCZ fará reunião com criadores e membros do Conselho Consultivo da entidade no Rio Grande do Norte para apresentar seu plano de gestão e ouvir as demandas dos associados. O evento ocorrerá na Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte.
Amanhã (11/10), o presidente acompanhará o julgamento de animais Sindi, raça que estará sendo julgada pelo jurado Carlos Alberto Celestino. No dia 12 de outubro, também terá julgamento da raça Gir, sob a responsabilidade do jurado Rubenildo Rodrigues. No dia 13, ele julgará a raça Nelore e Guzerá Leiteiro ficará sob o crivo de Celestino.
Venda de touros registrados
Os pequenos e médios produtores rurais que visitarem a da 54ª Festa do Boi poderão adquirir touros melhoradores na 2ª Feira do Pró-Genética de Parnamirim. Cerca de 20 reprodutores registrados pela ABCZ estarão à venda até o dia 16 de outubro. As compras podem ser financiadas pelo Banco do Brasil e pelo Banco do Nordeste. O programa tem como objetivo melhorar a qualidade genética dos pequenos e médios rebanhos brasileiros por meio da inserção de touros geneticamente superiores. A 2ª Feira do Pró-Genética de Parnamirim é uma realização da ABCZ em parceria com a Emater-RN, Anorc, Governo do Estado, IDIARN, EmPARN, Senar, Fetraf-RN e FETARN.
Mostra de Cruzamentos de Sindi
Outro evento que terá a participação do zebu durante a Festa do Boi é a 1ª Mostra de Cruzados Sindi do Rio Grande do Norte. A iniciativa acontece dentro da programação da III Exposindi - Exposição Nordestina da raça Sindi, de 9 a 16 de outubro. Estarão expostos animais oriundos de cruzamento entre a raça Sindi e outras raças zebuínas e taurinas. O objetivo é mostrar ao público as grandes qualidades de produtos desses cruzamentos.
A raça Sindi é originária do Paquistão e foi importada pela primeira vez para o Brasil em 1952, quando 31 animais foram transportados em um avião. Conhecido como gado vermelho, tem chifres pequenos, orelhas médias e é muito resistente. Consegue sobreviver em regiões secas e de pouco pasto, sem perder peso. Os animais são pequenos, mas possuem boa musculatura. Por isso, são bastante usados para a produção de carne. Como também dão boa quantidade de leite, existem fazendas que utilizam o Sindi para esta função.