Português
13 DE SETEMBRO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

ABCZ promove eventos do Pró-Genética em GO

ABCZ promove eventos do Pró-Genética em GO

No sábado, dia 3, dentro da programação da Goiás Genética, o Seminário e Feira de Touros Pró-Genética reuniu criadores de raças zebuínas e cerca de 150 produtores de 23 cidades goianas, como Rio Verde, Catalão, Goiânia, Anápolis, Petrolina, e também do Distrito Federal. Os técnicos da ABCZ, Marcelo Monteiro Garcia e Vanessa Barbosa explicaram como é feito o melhoramento genético dos touros zebuínos, quais são as vantagens produtivas e reprodutivas da utilização deles em sistemas de pecuária comercial, principalmente com dados ficados em índices de rebanhos pequenos e médios, e tiraram dúvidas dos produtores. “Nosso objetivo foi alcançado. Houve troca de informações e transferência de conhecimento de muita importância”, disse a zootecnista que é a responsável pelo Escritório Técnico Regional de Goiânia.
Os produtores aproveitaram o dia para conhecer os criadores e trocar ideias. Durante a tarde eles puderam anotar e iniciar as negociações para aquisição de reprodutores das raças Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Sindi, Guzerá e Gir. “Pudemos notar uma mudança de mentalidade do produtor. Eles perceberam que o melhoramento genético está ao alcance dele e que o investimento em um animal superior é muito interessante”, comentou Vanessa Barbosa. Ela conta que alguns pediram para que o criador analisasse o rebanho de fêmeas para indicar qual o melhor reprodutor a ser adquirido. “Esta preocupação é um primeiro passo para iniciar o melhoramento genético com reprodutores certificados e de procedência, para, assim, conseguir melhor e aumentar a produção”, explicou. Ao final do período da Goiás Genética foram comercializados 10 animais na feira de touros. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar