Português
26 DE AGOSTO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

PNAT emplaca mais 23 touros jovens para o mercado

PNAT emplaca mais 23 touros jovens para o mercado

O evento organizado especialmente para anunciar os touros jovens da 7ª bateria do PNAT foi um sucesso de participação.

Mais de 500 pessoas se reuniram no ambiente montado dentro do pavilhão multiuso da ABCZ, anexo aos currais ocupados pelos concorrentes de 2016.

O público formado por criadores, jornalistas, técnicos, pesquisadores, consultores pecuários e profissionais da indústria de sêmen foi recebido com um café da manhã cheio de glamour e sabor para depois assistir a palestra de abertura proferida pelo pesquisador do Cepea/USP, Thiago Carvalho sobre a formação dos índices econômicos do instituto e a importância das informações dos pecuaristas para a equação das taxas de valoração da genética no rebanho comercial.

O evento também foi palco para uma homenagem especial ao criador Epaminondas Andrade, da Fazenda Vale do Boi. A ação reconheceu o trabalho de 42 anos de seleção do rebanho VB pelo PMGZ e antigo CDP, além de felicitar o criador pelo octogésimo aniversário.

O segundo momento de descontração foi o da entrega dos prêmios da campanha “PMGZ Play” aos técnicos da ABCZ Leonardo Queiroz (MT) e Adriano Garcia (MS) que gravaram vídeos com criadores para as redes sociais. Os trabalhos deles foram os mais curtidos entre 20 produções compartilhadas 288 vezes com quase 40 mil ‘likes’.    

Para fazer a revelação dos touros indicados em 2016 a equipe do PNAT comandada pelo gerente de melhoramento Lauro Fraga Almeida, apresentou um histórico do programa que teve sua primeira edição em 2010. Vários reprodutores PNAT, que hoje estão consolidados no mercado, desfilaram junto com filhos e netos para apreciação das pessoas.

Os 23 touros jovens de 2016 foram selecionados entre uma população de 60.560 animais pré-classificados na primeira fase.

Entre os novos touros PNAT são 2 da raça Brahman, 3 da Guzerá, 15 da Nelore, 1 da Sindi e 2 da Tabapuã. Eles agora serão conduzidos para as centrais de sêmen para que sejam coletados e tenham as doses distribuídas aos rebanhos colaboradores.

Veja a lista de Touros PNAT 2016 no final do texto.  

Histórico PNAT

As 47,4 mil doses doses de sêmen produzidas por 74 selecionados entre 2010 e 2015 foram entregues a 391 propriedades rurais de 20 Estados do Brasil. Computando apenas os rebanhos colaboradores que receberam sêmen no ano passado, o material genético chegou a 204 propriedades, sendo que 101 delas participaram pela primeira vez do PNAT. A ABCZ nestas 6 edições contou com o apoio das centrais ABS, ALTA, Araucária, Central Bela Vista, CENUB-Central Uberaba, CRI, CRV Lagoa, Joia de Índia, Maya Genética, Nova Índia, Select Sires, Seleon e Semex no congelamento e distribuição do sêmen. Nos últimos três anos, o volume de doses entregues aos rebanhos colaboradores foi elevado, passando de 9.880 em 2014 para 12.040 em 2015. Isso impactou positivamente nas Comunicações de Cobrição (CDC), de Nascimento (CDN) e de Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP) referentes aos animais selecionados pelo programa e seus produtos.
Foram comunicadas à ABCZ no ano passado 31.607 CDCs, 30,8% maior que em 2014. O número de CDNs cresceu 30,19%, chegando a 9.155. Outro impacto foi visto no total de pesagens dos animais oriundos da genética selecionada pelo programa. A ABCZ recebeu informações de 5.782 pesagens, 22,44% superior a 2014. No total, desde que sua primeira bateria em 2010, o PNAT gerou 82.322 CDCs, 21.173 CDNs e 13.588 pesagens.

 “O PNAT continua com sua proposta original, identificar os melhores machos dentro da safra de todo o país baseados na Avaliação Genética pelo PMGZ, possibilitar durante a ExpoGenética a avaliação conjunta por criadores e técnicos de todo o Brasil e ainda das Centrais de Inseminação, com a distribuição das doses destes touros para rebanhos selecionadores de gado registrado em todas as Unidades da Federação. É um processo contínuo e democrático que está crescendo ano a ano.”,diz Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ. 







A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar