Português
24 DE AGOSTO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Na ExpoGenética 80 touros participam da sétima bateria do PNAT

Na ExpoGenética 80 touros participam da sétima bateria do PNAT

O espaço mais concorrido da ExpoGenética 2016 entre os dias 24 e 26 de agosto (de quarta a sexta-feira), com certeza é o pavilhão Multiuso. O motivo da aglomeração, onde se misturam criadores, técnicos da ABCZ e representantes comerciais da indústria e do mercado de sêmen é o desenvolvimento do processo de votação nos melhores animais inscritos para a 7º bateria do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). Esse ano os selecionadores que trabalham com o melhoramento genético utilizando o PMGZ trouxeram para a última etapa do programa um total de 80 touros jovens, sendo que 4 são da raça Brahman, 6 da Tabapuã, 9 da Guzerá, 3 da Sindi, 54 da Nelore e 4 da Nelore Mocho. A novidade dessa edição ficou por conta da disposição dos animais nos currais. “Fizemos a separação por raça, por idade e por regime alimentar. Isso facilita a visualização das diferenças dos touros que são contemporâneos e conduzidos em manejo similar. A ideia foi instalar grupos homogêneos para facilitar a escolha das comissões  que votam”, explica o gerente de melhoramento Lauro Fraga Almeida.

O PNAT seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses. Para concorrer os animais precisam ter exame andrológico positivo. O programa tem como diferencial um processo de seleção democrático, já que a indicação dos touros é feita por selecionadores, técnicos da ABCZ e das centrais. A última etapa é a distribuição gratuita de sêmen para propriedades cadastradas na ABCZ como rebanhos colaboradores.

O anúncio dos touros eleitos para 7ª bateria será na sexta-feira (26/08) a partir das 8h, no pavilhão Multiuso.   

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar