Português
23 DE AGOSTO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Regiões de referência da pecuária de corte já contam com genética própria

Regiões de referência da pecuária de corte já contam com genética própria

Um dos leilões de touros mais comentados da temporada na região Norte vai acontecer no dia 28 de agosto, na cidade de Xinguara, no Pará. O Estado que possui mais de 20 milhões de cabeças, tendo o quarto maior rebanho do país e foi um tradicional importador de genética para a formação do seu plantel, vem conquistando a autossuficiência e também se tornando um fornecedor de animais de alta genética para regiões vizinhas. Esse fato está fundamentado no trabalho de melhoramento genético que vem sendo desenvolvido pelos criadores locais. Um exemplo é o da Fazenda Água Fria, que tem como titular o selecionador João Carlos Guimarães. O rebanho de 1.200 matrizes da propriedade, que já vinha sendo selecionado por avaliação genética, foi inserido recentemente no PMGZ e nesta estação promove uma oferta de 400 touros avaliados com o novo e promissor selo de qualidade e procedência. “Além do respaldo do PMGZ, o remate também terá a chancela do Pró-Genética. Nos últimos anos esse é considerado o melhor leilão da região Norte, e uma das principais referências em melhoramento genético porque o criatório é uma empresa pecuária que desenvolve o ciclo completo, ou seja, eles utilizam a genética que produzem e são pioneiros em uso de diversas tecnologias”, explica o técnico da ABCZ, Aurélio Carlos Vilela Soares.

O zootecnista João Guimarães Filho, sucessor de João Carlos Guimarães, hoje é o administrador da Fazenda Água Fria e comanda o dia-a-dia de um rebanho que tem 4.500 matrizes comerciais e mais 2.000 fêmeas PO registradas. Ele conta que dos touros do leilão 85% são  produtos de inseminação artificial e 25% de FIV, com médias de 650 quilos de peso, 37 centímetros de CE e 23 meses de idade. “Nós temos muita preocupação com o pós-venda, por isso a preparação dos animais envolve apenas suplementação no regime de pasto convencional. Isso praticamente garante que os touros cheguem ao destino e não tenham problemas de adaptação antes de começar a cobrir a vacada”, diz o zootecnista.

A chancela do Pró-Genética para o promotor do remate é também um grande diferencial. “Nós temos dois perfis de compradores de touros no Pará. O pecuarista do segmento que adquire uma grande volume de animais e os pequenos e médios produtores que mantém a relação de 2 por 1. Particularmente eu gosto muito de atender esses compradores com o melhor de cada safra. Eles são clientes fiéis e se esforçam para levar os melhores animais pois acompanham a fazenda de perto e sabem quanta diferença um bom reprodutor representa no negócio pecuário”, explica João Guimarães Filho.              

O leilão será realizado no próximo domingo (28/08), no recinto da Dantas Leilões, com transmissão pelo Agro Canal a partir das 13h.

Os interessados podem se informar sobre os facilitadores de frete e parcelamentos pelos números (94) 3426 1053, 99169 3916 e (63) 3421 2070.

Assista ao vídeo institucional da Fazenda Água Fria acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=6uzQosBUrlk

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar