Português
22 DE AGOSTO DE 2016. POR LARISSA VIEIRA

Especialistas de mercado e de melhoramento debatem rumos da seleção

Especialistas de mercado e de melhoramento debatem rumos da seleção

A seleção de zebuínos para corte deve almejar nichos de mercado ou os desafios da segurança alimentar mundial? Esta questão norteou o debate de especialistas de mercado e pesquisadores dos programas de melhoramento genético durante a Mesa Redonda realizada nesta segunda-feira (22/08/16) durante a 9ª ExpoGenética. O gerente executivo de compra de gado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa falou sobre as características do mercado europeu e australiano. O especialista destacou que os programas de melhoramento e criadores devem selecionar animais jovens, pesados, bem terminados e com pH baixo para atender as exigências do mercado internacional.

Carlos Eduardo Rocha, da RMX Food Trading, apresentou “As características do mercado do Oriente Médio”. O Brasil já exportou 217 mil toneladas de carne até junho de 2016 para esses países, que têm aumentado cada vez mais as importações de carne brasileira nos últimos anos.
Durante o debate eles afirmaram que o tipo de seleção feita no Brasil atende bem as exigências de mercado, porém deve-se tomar cuidado com o tamanho final dos animais. A indústria não está projetada para abater animais acima de 26 @, sendo o mais recomendado entre 19 e 23 @. Rocha também reforçou a necessidade de se selecionar para temperamento e fertilidade, sem deixar de lado ganho de peso e sanidade. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar