9ª ExpoGenética é aberta oficialmente com lançamento simultâneo de sumários
Eduardo Idaló
A 9ª edição da ExpoGenética foi aberta, hoje de manhã, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba (MG). A feira que começou no último sábado (20) vai até o dia 28 de agosto, no Parque Fernando Costa. Na cerimônia de abertura o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) Luiz Claudio Paranhos lembrou que esteve presente nas discussões para o lançamento da primeira ExpoGenética, em 2008, e que a proposta se consolidou porque era necessário ampliar os conhecimentos de melhoramento genético das raças zebuínas.
“É importante que todos caminhem juntos em relação aos avanços da genética para a produção de carne e leite. Estamos na boca da estação de monta e é, justamente, nesse momento que acontece a ExpoGenética, consolidando-se como uma excelente oportunidade para que os criadores possam adquirir touros provados em leilões oficializados pela ABCZ. E esse ano teremos 13 leilões, quatro a mais que no ano passado, então, vamos aproveitar”, disse Luiz Claudio Paranhos.
Ainda no discurso de lançamento da ExpoGenética 2016, o presidente da ABCZ destacou a vocação da feira como ferramenta para a qualificação de pequenos produtores, a fim de democratizar as tecnologias aplicadas à seleção de bovinos. “Esse ano teremos o curso do Projeto Equação da Pecuária Eficiente. A proposta é possibilitar aos pequenos produtores um panorama da produção na sua fazenda, com um diagnóstico eficiente pra saber onde podem melhorar. Isso é importantíssimo para o presente e para futuro da pecuária”, explicou Luiz Claudio Paranhos.
Sumários
Durante a abertura oficial da 9ª ExpoGenética, foi realizado o lançamento simultâneo de cinco Sumários dos principais programas de melhoramento genético do Brasil. O Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas (100% PMGZ/ABCZ), com as avaliações genéticas das raças zebuínas de corte, foi apresentado pelos superintendentes da ABCZ Luiz Josahkian e Henrique Ventura. “O melhoramento é um processo que altera o perfil genético de um rebanho, por isso, é preciso pensar como tomar decisões, e é aí que entra o trabalho dos programas de melhoramento genético.”, destacou Luiz Josahkian.
O papel do criador dentro do processo de seleção do rebanho também foi citado pelo superintendente da ABCZ. “O criador precisa entender onde ele está, como ele está e onde ele quer chegar. Avaliando sempre as condições de mercado, de manejo, as condições climáticas e conhecendo o material genético que ele tem para trabalhar.
Tudo isso precisa ser somado a qualificação da mão-de-obra para ter resultado”, explicou Luiz Josahkian.
Além do lançamento do Sumário do PMGZ, durante a abertura da ExpoGenética, foi realizada a apresentação dos seguintes sumários: PAINT, ANCP, IZ e Geneplus. Os representantes de cada programa tiveram 20 minutos para a apresentação detalhada de conceitos, parâmetros e índices. Falaram respectivamente André de Souza e Silva (PAINT), Luís Gustavo Figueiredo (ANCP), Maria Eugênia Mercadante (IZ), Paulo Nobre (Geneplus).