ExpoGenética 2016: 5º Concurso Leiteiro Natural encerra ordenhas
Texto: Eduardo Idaló
Encerradas ontem (17 de agosto), as ordenhas da 5ª edição do Concurso Leiteiro Natural, que faz parte da programação da ExpoGenética 2016. O Concurso conta com a participação de 23 matrizes, das raças Gir Leiteiro, Sindi, Guzerá e Guzolando, que participam pela primeira vez da competição. Outra novidade é a realização de exame de ultrassonografia de úbere e de termografia para coleta de dados que serão utilizados em futuras pesquisas com as raças zebuínas leiteiras. “O Concurso Leiteiro Natural se diferencia dos demais principalmente pelo tipo de manejo realizado. Podemos destacar a ausência do uso de qualquer medicamento ou substância que influenciem a produção de leite, além do manejo e alimentação dos animais de forma totalmente padronizada”, explica Bruna Hortolani, gerente do PMGZ Leite.
Assim como na ExpoZebu, esta nova edição do Concurso Leiteiro Natural acontece na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG). As ordenhas foram realizadas exclusivamente de forma manual por profissionais contratados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). As matrizes tiveram período de adaptação de 14 dias, antecedendo a prova. “Todas essas ações têm como objetivo garantir as mesmas condições a todos os animais participantes, permitindo que os mesmos possam exibir todo seu potencial genético”, diz Bruna Hortolani.
O Concurso Leiteiro foi efetuado em duas ordenhas diárias, sendo realizadas as pesagens de 10 ordenhas, com intervalo de 11 horas entre as ordenhas da manhã e da tarde, e 13 horas entre as ordenhas da tarde e da manhã. A primeira ordenha foi efetuada no dia 13 de agosto, às 05h.
Com o encerramento das ordenhas as matrizes foram transportadas do local do Concurso para mostra na ExpoGenética 2016, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. A divulgação dos resultados acontecerá no dia 25 de agosto, a partir das 16h no Setor Leite (Pavilhão Leiteiro Oficial). A equipe do PMGZ LEITE oferecerá uma degustação de produtos lácteos, fabricados pela AMUR (Associação de Mulheres Rurais de Uberaba) a partir do leite produzido no Concurso Leiteiro Natural.