Português
08 DE AGOSTO DE 2016. POR LAURA PIMENTA

Fórum aborda o impacto da mão de obra na sustentabilidade da pecuária

Fórum aborda o impacto da mão de obra na sustentabilidade da pecuária

A professora da Faculdade de Veterinária da Universidad de la República (Udelar – Uruguai), Stella Maris Huertas Canén, ministra palestra sobre a importância da mão de obra qualificada para o sucesso do agronegócio sustentável, no dia 24/08, de 08h00 às 09h00, no Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). O evento acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2016.

Saiba mais sobre o Fórum e inscreva-se clicando aqui.

Segundo Stella, os principais pontos a serem abordados na palestra são: as perspectivas mundiais do setor agropecuário e as demandas de alimentos para as gerações futuras; a atitude dos consumidores; as consequências do manejo inadequado dos animas nas cadeias produtivas (carne e leite); as perdas econômicas para o setor e a necessidade de treinar os profissionais que trabalham com o manejo dos animais.

“A mão de obra qualificada é fundamental para o sucesso do agronegócio. Eu espero que os participantes entendam a importância da educação, formação, transferência de conhecimento em todos os níveis. No caso das empresas agrícolas, é fundamental que os colaboradores façam o seu trabalho com consciência, especialmente quando lidam com os animais”, afirma Stella.

A professora conta que uma equipe não treinada pode arruinar um negócio. “No Uruguai, um país com 12 milhões de cabeças de gado, onde são abatidos 2,5 milhão de bovinos e exportados para mais de 100 países, verificou-se que mais da metade dos bovinos abatidos tinham pelo menos uma lesão traumática, sendo alguns descartados, pois não eram apropriados para consumo. Isso indicou que os animais sofriam por má gestão dos funcionários que não sabiam como tratá-los, além de ficarem em instalações inadequadas. As perdas foram de quase 100 milhões de dólares por ano, e o setor do Agronegócio perdeu como um todo”, conta.

De acordo com a professora, depois de uma campanha de sensibilização e conscientização, com educação e formação para todos os elos da cadeia de produção, as contusões dos animais foram reduzidas pela metade e as perdas econômicas também diminuíram. “Atualmente o Uruguai é muito bem visto no contexto global como sendo um país que preza pelo bem-estar dos animais”, finaliza Huertas.

Stella Maris Huertas Canén

Stella é doutora em Medicina e Tecnologia Veterinária pela Facultad de Veterinaria – Universidad de la Republica del Uruguay. Mestre em Saúde Animal. Coordenadora do Programa de Bem-estar Animal da Facultad de Veterinaria del Uruguay e professora do Departamento de Biociências da mesma instituição. Pelo Uruguai, é diretora do Centro Colaborador de OIE em bem-estar animal e sistemas de produção pecuária para as Américas Chile-Uruguai-México. Coordena projetos de pesquisa, orienta teses de Graduação e Pós-graduação e oferece treinamento sobre boas práticas agrícolas para todos os elos da cadeia da carne. Stella apresentou centenas de trabalhos em congressos mundiais e tem publicações e capítulos de livros sobre temas relacionados ao bem-estar animal.?

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar