Matrizes começam a chegar para o 5º Concurso Leiteiro Natural na ExpoGenética
As matrizes inscritas na 5ª edição do Concurso Leiteiro Natural, que será realizado durante a ExpoGenética 2016 e contará com a participação de 25 fêmeas das raças zebuínas leiteiras gir leiteiro, sindi e guzerá, já começaram a chegar na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba/MG.
A novidade desta edição será a participação também, pela primeira vez, de matrizes guzolando (oriundas do cruzamento das raças Guzerá e Holandês). “O Concurso Leiteiro Natural se diferencia dos demais concursos leiteiros principalmente pelo tipo de manejo realizado. Podemos destacar a ausência do uso de qualquer medicamento ou substância que influenciem a produção de leite, além do manejo e alimentação dos animais de forma totalmente padronizada. As ordenhas são realizadas exclusivamente por profissionais contratados pela ABCZ, com período de adaptação antecedendo a prova. Todas essas ações tem como objetivo garantir as mesmas condições à todos os animais participantes, permitindo que os mesmos possam exibir todo seu potencial genético. Lembrando que o Concurso está sob um regime de manejo sustentável à pasto, suplementação leve e com conforto térmico garantido através da sombra do ILPF”, diz Bruna Hortolani, gerente do PMGZ Leite.
Nesta edição, dando continuidade ao trabalho de coleta de informações do concurso, a equipe do PMGZ Leite fará novamente a análise de composição e qualidade do leite (gordura, proteínas e células somáticas). Além disso, todas as matrizes participantes serão genotipadas para Beta caseína (A2) e receberão certificados do laboratório parceiro. “Um ponto importante é que todas as informações coletadas serão utilizadas para produção científica via FAZU e outras universidades. Além das informações de rotina, os dados de consumo, peso dos animais, medidas lineares, até mesmo a coleta de imagens termográficas e ultrassonografia de úbere serão realizadas. A coleta e utilização destes dados é importante, pois permite identificar referências dentro do zebu leiteiro e assim aprimorar o manejo e as ferramentas utilizadas pelos criadores”
O Concurso Leiteiro Natural terá duração de 19 dias, sendo 14 dias de adaptação e 5 dias de concurso efetivo, ou seja a adaptação das matrizes será realizado entre os dias 29/07 a 12/08 e o concurso entre os dias 13/08 a 17/08. As matrizes darão entrada na prova entre os dias 27 e 28 de julho. A alimentação das matrizes consistirá em pastagem, complementada com silagem e/ou feno de boa qualidade, de forma satisfatória. Além disso, será fornecida ração comercial balanceada para produção de leite.
O Concurso Leiteiro será efetuado em duas ordenhas diárias, sendo realizadas as pesagens de 10 ordenhas, com intervalo de 11 horas entre as ordenhas da manhã e tarde, e 13 horas entre as ordenhas da tarde e manhã. A primeira ordenha será efetuada no dia 13 de agosto às 05h. A décima ordenha será efetuada no dia 17 de agosto às 16h. Todas as matrizes serão ordenhadas de forma manual.
Após o encerramento do Concurso Leiteiro Natural no dia 17/08/2016, as matrizes serão transportadas do local do Concurso para mostra durante a ExpoGenética 2016.
A divulgação dos resultados acontece no dia 25 de agosto, a partir das 16h no Setor Leite (Pavilhão Leiteiro Oficial). A equipe do PMGZ LEITE preparou uma degustação de produtos lácteos, através de parte do leite produzido no Concurso Leiteiro Natural.