Português
22 DE JULHO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Velório de Antônio José Loureiro Borges será na ABCZ

Velório de Antônio José Loureiro Borges será na ABCZ

O ex-presidente da ABCZ, Antônio José Loureiro Borges faleceu hoje em Uberaba. O corpo será velado no Salão Nobre da entidade, a partir das 12h de hoje (22/07) e o sepultamento será as 17h.

Antônio José tinha 84 anos. Ele foi diretor da ABCZ na gestão de Adalberto Rodrigues da Cunha e ocupou a presidência de 1962 a 1964.

O ex-presidente da ABCZ se formou em 1955 em direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro e chegou a exercer a advocacia na capital carioca no escritório de Francisco Clementino de San Tiago Dantas (que foi deputado federal, ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda).

Ele voltou para Uberaba logo após a morte do pai, em maio de 1955. No Triângulo Mineiro, dedicou a vida a pecuária. A paixão pelo campo veio do avô, José Caetano Borges, um dos pioneiros do zebu, que organizou em maio de 1906, em parceria com o cunhado Joaquim Machado Borges, a primeira exposição de gado no Brasil, na fazenda Cassú.

Herdou rebanho de Indubrasil (raça que o avô ajudou a criar), mas também investiu em Gir e Nelore, chegando a receber vários prêmios na ExpoZebu.

Outra vocação de Antônio José era a política. Em especial, a classista. Foi diretor e presidente do Sindicato Rural de Uberaba; vice-presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA)  e da Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG); presidente do Banco Nacional de Crédito Coorperativo; diretor do Banco do Brasil; entre outros. 

Além disso, ocupou diversos cargos na diretoria da ABCZ, chegando à presidência da entidade em 1962. Foi ainda diretor do Museu do Zebu e membro do Conselho de Administração da ABCZ.

O ex-presidente era filho de Antônio Caetano Borges e Hosana Loureiro Borges. Foi casado com Taciana Coutinho Loureiro Borges, com quem teve os filhos Marco André, Antonio José e Beatriz, e vivia no segundo casamento com Joana D'arc Evangelista Loureiro Borges e o enteado Pedro Felipe.   

Antônio José conta sua história e do período em que comandou a ABCZ em vídeos no Centro de Referência da Pecuária Brasileira –Zebu.  http://www.crpbz.org.br/Videos/AssistirVideoDoServidor/453-Antonio-Jose-Loureiro-Borges-Parte-01-

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar