Parecer técnico externo certifica a qualidade das avaliações genéticas do PMGZ
Parecer técnico emitido por renomados pesquisadores na área de genética atestaram o alto padrão técnico e a qualidade dos dados zootécnicos utilizados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Para as avaliações genéticas, referentes ao primeiro semestre de 2016, foram utilizados dados de genealogia e de desempenho zootécnico de animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã. “Estivemos diretamente envolvidos, em conjunto com a equipe técnica do PMGZ, na definição e validação dos procedimentos e ferramentas que foram aplicados para o controle de qualidade dos dados zootécnicos de genealogia e de desempenho zootécnico, nas análises estatísticas empregadas nas avaliações genéticas, bem como com na validação dos resultados das avaliações genéticas, referentes ao primeiro semestre de 2016. Desta forma, atestamos que as avaliações genéticas implementadas pelo PMGZ seguem os mais altos padrões técnicos de acordo com o estado da arte das metodologias aplicadas em genética e melhoramento de bovinos de corte em nível mundial”, atestam os pesquisadores Fabyano F. Silva (professor associado da Universidade Federal de Viçosa), Fernando Flores Cardoso (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul) e José Aurélio Bergmann (consultor e ex-professor da UFMG).
Cerca de 12,5 milhões dados de genealogia e 6,2 milhões de dados de desempenho zootécnico foram submetidos à detalhada análise crítica com o uso de metodologia e software especializados. Segundo o Parecer Técnico, a análise resultou na exclusão de todos os registros com algum indício de inconsistência.
Para todas as características avaliadas foi observado um aumento na acurácia média dos valores genéticos. Algumas das características avaliadas são: peso à fase materna efeito materno, peso à desmama efeito direto, peso ao ano efeito direto, peso ao sobreano efeito direto, ganho de peso pós desmama efeito direto, perímetro escrotal ao ano, perímetro escrotal ao sobreano, stayability, área de olho de lombo, acabamento de carcaça, estrutura, precocidade e musculosidade. Confira abaixo na íntegra o Parecer Técnico dos pesquisadores.