Português
05 DE JULHO DE 2016. POR LAURA PIMENTA

ABCZ e ABCGIL dão continuidade à reformulação do modelo de Avaliação Linear

ABCZ e ABCGIL dão continuidade à reformulação do modelo de Avaliação Linear

A ABCZ juntamente com ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), dando continuidade ao trabalho de reformulação do modelo de Avaliação Linear realizou nesta segunda-feira (04/07) mais uma etapa de treinamento de parte suas equipes técnicas.
O treinamento foi realizado nas dependências da EPAMIG e contou com a supervisão da Gerente do PMGZ Leite e do Superintendente Técnico da ABCGIL, André Rabelo Fernandes.
A nova metodologia passará a ter 19 caraterísticas mensuradas pelos técnicos e controladores de leite. A mudança tem o objetivo de otimizar e facilitar a coleta das mensurações morfológicas  e assim contribuir para o melhoramento genético das raças zebuínas leiteiras. Todas essas mensurações ajudarão a ampliar o banco de dados de informações morfométricas da ABCZ e vão compor as avaliações genéticas do PMGZ Leite.
Entre as características a serem mensuradas, estão aquelas que compreendem medidas corporais objetivas, avaliação do úbere e também medidas de temperamento.  Os controladores medirão: Altura de Garupa, Perímetro Torácico, Comprimento do Corpo, Comprimento da Garupa, Largura entre os Ísquios, Largura entre os Íleos, Ângulo de Garupa, Ângulo de Cascos, Posição de Pernas (vista lateral), Posição das Pernas (vista por trás), Úbere Anterior (ligamento/firmeza), Úbere Posterior (altura), Úbere Posterior (largura), Profundidade de Úbere, Comprimento de Tetos, Diâmetro de Tetos, Comprimento de Umbigo, Facilidade de Ordenha, Temperamento.
Os técnicos e controladores credenciados pela ABCZ que atuam em todo o país passarão por treinamento sobre a nova metodologia a partir do próximo ano. “A ABCZ investe continuamente na capacitação de suas equipes, juntamente como seus parceiros, como a ABCGIL. E não poderia ser diferente com a equipe do PMGZ Leite, programa que vem passando por um aperfeiçoamento contínuo”, afirma o diretor da ABCZ, José de Castro Netto.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar