Otimização de recursos gera mais capacitação a criadores e crescimento no volume de registros
A otimização de recursos, realizadas nos últimos anos pela ABCZ em alguns de seus Escritórios Técnicos Regionais, já demonstram os resultados positivos aos criadores, especialmente, dos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Além da melhoria da qualidade de atendimento, estas regiões foram beneficiadas com a realização de maior número de cursos de capacitação, com destaque na área de Escrituração Zootécnica e Melhoramento Genético.
Com a reestruturação dos atendimentos especificamente nestes cinco estados, a ABCZ pode aumentar o número de treinamentos, cursos e eventos com a participação dos técnicos de campo. Entre 2014 e 2016, a ABCZ realizou, por exemplo, no Rio de Janeiro 4 eventos de capacitação dos criadores e seus colaboradores. O mesmo número de capacitações também foi realizada no estado do Piauí no mesmo período, bem como em Pernambuco. Em Sergipe e Alagoas foram realizados, respectivamente, dois cursos de Escrituração Zootécnica e dois Cursos de Capacitação do PMGZ. Já Santa Catarina terá seu primeiro curso de capacitação do PMGZ realizado em breve, ainda no primeiro semestre de 2016.
A qualidade dos serviços prestados pela associação também melhorou, de acordo com as pesquisas de satisfação respondidas pelos criadores destes estados. Ao longo do período avaliado, 2014 e 2015, a ABCZ recebeu 1.176 questionários, de 542 criadores destas unidades. Na média, a satisfação com o atendimento dos técnicos aumentou de 87,01% para 99,24%; e a satisfação com o atendimento dos conferentes aumentou de 75,91% para 95,98%.
Os investimentos retornaram, por exemplo, com o crescimento do volume de registros genealógicos. No ano de 2015, estes cinco estados juntos tiveram um crescimento no volume de registros genealógicos de 3,35%. A soma dos registros nestes cinco estados aumentou de 13.817 registros em 2014 para 14.280 mil registros em 2015.
Confira alguns exemplos:
Rio de Janeiro: 7.084 registros em 2014; 7.321 registros em 2015. Crescimento de 3,3%
Satisfação dos criadores com o atendimento técnico: 94,79% em 2014; 98,03% em 2015.
Satisfação dos criadores com o atendimento dos conferentes: 93,56% em 2014; 95,55% em 2015.
Recife: 1.422 registros em 2014; 1.794 registros em 2015. Crescimento de 26,1%
Satisfação dos criadores com o atendimento técnico: 96,66% em 2014; 98,18% em 2015.
Satisfação dos criadores com o atendimento dos conferentes: 92,85% em 2014; 96,66% em 2015.
Aracaju: 956 registros em 2014; 1.385 registros em 2015. Crescimento de 44,87%
Satisfação dos criadores com o atendimento técnico: 97,14% em 2014; 100% em 2015.
Satisfação dos criadores com o atendimento dos conferentes: 100% em 2014; 93,33% em 2015.
Saiba como funciona o atendimento da ABCZ nestes cinco estados:
Desde o início de 2016, o atendimento da ABCZ nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Sergipe funciona da seguinte forma: além do atendimento no campo com técnicos lotados nos referidos estados, foram disponibilizadas salas e estrutura enxuta com o técnico da ABCZ à disposição para atendimento presencial aos criadores, durante um dia por semana nos escritórios (segundas-feiras). Nos demais dias, o técnico pode ser acionado por telefone. Quando houver necessidade, o técnico agenda atendimento aos criadores nos escritórios, dentro de sua disponibilidade. O serviço de conferência continua centralizado na sede, com pessoal treinado e acessível via internet ou telefone, com ligação gratuita via 0800. No estado do Piauí, que é atendido por técnicos vindos de outras regiões foi contratada uma assistente e disponibilizado escritório para funcionamento de segunda a sexta-feira. Esta assistente presta informações gerais aos criadores, com apoio da sede. O técnico pode utilizar o ETR para atendimento aos criadores, quando necessário. Também foi implantada três bases (Itajaí, Chapecó e Videira) da ABCZ no estado de Santa Catarina, onde se organizou o atendimento através do sistema de zoneamento e custeio do deslocamento do técnico, vindo de outros estados até estas bases, com criadores fazendo o rateio dos deslocamentos da base até as propriedades. Os serviços prestados pela ABCZ em Santa Catarina continuam centralizados na sede, onde contam com 100% de satisfação por parte dos criadores que participaram das avaliações dos trabalhos dos técnicos e conferentes, nos últimos dois anos.
Outro resultado dessa otimização de recursos foi o grande esforço para capacitação dos colaboradores, com destaque para as equipes dos ETRs.Durante 2015, a ABCZ promoveu 24,76 horas de treinamento por colaborador da ABCZ. Em 2014, foram 8,7 horas por colaborador. A ABCZ também está investindo na melhoria dos espaços físicos de seus escritórios, como a recente reforma realizada na unidade de Campo Grande, Belo Horizonte, Cuiabá e Natal, a reforma da unidade em Salvador (em andamento), Goiânia (início em breve).
A inauguração do novo espaço do ETR de Redenção será realizada no dia 21/07/2016.