De olho no mercado externo, novas empresas e criatórios aderem ao Brazilian Cattle
Com as vendas externas em crescimento em 2016, as empresas do agronegócio estão aumentando os investimentos no mercado internacional. Somente em maio, o projeto de exportação Brazilian Cattle teve um aumento de 26% no número de empresas associadas. Dentre os novos integrantes do projeto estão nomes como a Vallée, uma das maiores produtoras de vacinas da América Latina. Segundo a Vallée, um em cada três animais vacinados no país usam as vacinas da empresa.
Na área de nutrição animal, o Brazilian Cattle foi reforçado com a entrada da Major, que oferece tecnologia inovadora que dispensa o uso de fibra como base da dieta, proporcionando um maior ganho de peso e uma melhor conversão alimentar. Dentro do Brazilian Cattle, os segmentos de Nutrição e Saúde Animal elevaram as exportações em 33,8% e 25%, respectivamente, entre janeiro e abril de 2016 comparado ao mesmo período do ano anterior.
No segmento de material genético (sêmen e embriões), o crescimento foi semelhante (+33,5%), índice que tende a subir já que o projeto passa a contar com mais empresas da área. São elas: CRI Genética, uma das principais empresas de inseminação artificial do Mundo; Seleon Biotecnologia, especializada em reprodução animal (produção, sexagem e armazenamento de sêmen, produção de embriões); e Novagen (centro de produção in vitro de embriões e centro de coleta e processamento de sêmen).
O segmento de fazendas tem registrado um dos maiores crescimentos de associados dentro do projeto Brazilian Cattle. Nos últimos três anos, entraram 20 criatórios, chegando a 34, um aumento de 142%. Recentemente, aderiram ao projeto três tradicionais propriedades selecionadoras de raças zebuínas. É o caso da Fazenda Mutum, uma das mais premiadas e tradicionais selecionadoras da raça Gir Leiteiro. Já a Fazenda 3R é referência na produção de bezerros Nelore de qualidade e responsável pelas maiores médias de preço de bezerros em leilões. A Agropecuária Baguaçu é uma selecionadora da raça Guzerá e conhecida no mercado pecuário por seu trabalho de excelência no melhoramento genético da raça.
O segmento de exportação de animais vivos foi reforçado com a entrada da Alvo Consultoria e Agronegócios, especialista na exportação e importação de máquinas, sêmen, embriões, destacando-se na exportação de animais para engorda e reprodução.
O Brazilian Cattle é desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Além de divulgar os produtos brasileiros no exterior durante feiras agropecuárias, trabalha na abertura de novos mercados por meio da elaboração ou revisão de protocolos sanitários junto aos Ministérios da Agricultura do Brasil e de outros países. “A ABCZ tem papel fundamental nesta ampliação de mercado, entendendo a demanda dos exportadores e articulando junto ao MAPA como facilitador no processo.”, destaca o gerente do Brazilian Cattle e de Relações Internacionais da ABCZ Mário Karpinskas Júnior.