ABCZ prepara novas medidas para desburocratizar o Serviço de Registro
Para dar continuidade ao projeto de desburocratização do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, iniciado há quase um ano, a ABCZ participa no dia 21 de junho de uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Serão apresentadas pela ABCZ novas medidas visando tornar o serviço ainda mais simples para o criador. Dentre as propostas que serão discutidas estão: disponibilização dos laudos de DNA dos touros de centrais e principais doadoras aos criadores; virtualização dos processos; inspeção proativa para o RGN; adequação dos prazos para as comunicações e ajuste de verificação de parentesco nas biotecnologias.
A reunião terá a presença do presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, do superintendente Técnico Luiz Antonio Josahkian, do superintendente de Tecnologia da Informação, Eduardo Milani, da superintendente de Genealogia, Gleida Marques, e representantes do MAPA.
Desde que o projeto foi implantado, em abril de 2015, várias medidas foram adotadas e já refletem positivamente nos números de registros efetuados. Nos cinco primeiros meses de 2016, o serviço teve elevação de 8% (representando 18 mil registros a mais) em relação ao mesmo período do ano passado. Entre as medidas adotadas nos últimos meses estão:
• Criada ADT Fazenda que permite o criador alterar a fazenda dos produtos (sem custos).
• Disponibilização de consulta de CDC pelo “Registro da Matriz”, na tela de consulta de CDC.
• Criação de carta de “empréstimo de touro online”.
• Criação do “Manual prático de Orientações do SRGRZ” (enviado aos novos associados e disponível para consulta e download no site da ABCZ).
• Passa a ser válida carta de empréstimo de touro e de coleta de sêmen digitalizada e enviada por meio eletrônico a ABCZ.
• Disponibilização de carta de “coleta de sêmen online” para preenchimento através do site de biotecnologias.
• A ABCZ passa a enviar ao criador um novo modelo de carta de inconsistência: mais clara e com orientações de como proceder para resolver as inconsistências.
• ABCZ passa a enviar check list para o criador antes da visita do técnico de campo com os itens que deverão estar preparados no dia da visita, entre outros.
• Treinamento dos colaboradores da área de registro genealógico.
Entre as medidas em andamento, está a inclusão dos animais acima da idade sem a solicitação do criador anteriormente.
A comissão responsável pelo processo de desburocratização do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas é composta pelo presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, o superintendente de Tecnologia da Informação, Eduardo Milani, a superintendente de Genealogia, Gleida Marques, e o gerente do ETR de Bauru, Eric Luís Marques da Costa.