Português
08 DE JUNHO DE 2016. POR LARISSA VIEIRA

Fazenda Cachoeira lança programa de seleção e recebe Dia de Campo do Pró-Genética

Fazenda Cachoeira lança programa de seleção e recebe Dia de Campo do Pró-Genética

A centenária Fazenda Cachoeira, em Ferros (MG), sede da Seleção 2B, sediou no último sábado (04/06) o Dia de Campo do Pró-Genética. O evento contou com palestra sobre as vantagens do uso de touros zebuínos PO em rebanhos produtores de leite ou de bexerros, ministrada pela técnica do Pró-Genética Fernanda Alburquerque Merlo. Outras temas abordados por especialistas foram manejo de pastagem e apresentação dos primeiros resultados apresentados do Programa de Melhoramento Genético 2B.  

Desenvolvido há cinco anos, o PMG2B é acompanhado pelo médico veterinário Adriano Bicalho e pelo professor do Departamento de Zootecnia da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dr. Fábio Toral. A proposta segue com o seu intuito inicial, que é o de atender a uma nova demanda do mercado leiteiro, que busca comprovada superioridade genética de seus animais, garantindo uma intensa produção de leite com rendimento e qualidade. “Esse é o primeiro programa de melhoramento genético direcionado para fêmeas, no Brasil, que tem como prioridade a avaliação genética de vacas e touros com maior capacidade de geração de lucros”, disse Adriano Bicalho.
Adriano reforçou a importância de uma produção leiteira com maiores índices de sólidos e menos CCS (Contagem de Células Somáticas). Tema abordado, também pela Itambé, uma das parceiras do projeto.
“Os dados tiveram como base a produção de leite, percentuais de gordura e de proteína, contagem de células somáticas (CCS), idade ao primeiro parto, intervalo  entre partos e eficiência alimentar (leite/peso). O material desenvolvido apresenta índices de seleção identificados das cinco melhores vacas do rebanho 2B. Já são mais de 230 vacas com lactações avaliadas, 2500 controles de leite realizados, 1400 análises de composição do leite, 5000 pesagens corporais, 325 partos controlados e 2700 animais na matriz de parentesco. Buscamos animais com maior capacidade de geração de lucro, que possuam a melhor combinação possível das características leiteiras (produção e qualidade do leite) e eficiência (reprodutiva e de produção)”, explicou o professor Fábio Toral. 
Durante o Dia de Campo, os participantes tiveram a oportunidade, além de entender a parte teórica do projeto, de conhecer in loco, todas as instalações da fazenda e como são coletados os dados do projeto. Além do Dia de Campo do Pró-Genética, a Fazenda Cachoeira também realizou uma apresentação técnica do programa no dia 3 de junho, que contou com a presença da gerente do PMGZ Leite Bruna Hortolani.
 

Fonte: Com informações da Assessoria de imprensa da Fazenda Cachoeira

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar