Missão Europeia participa do Happy Hour da Carne da CNA
Fisgando a União Europeia
Carne de qualidade foi preparada e oferecida aos estrangeiros que emitem os relatórios da lista de estados aptos a exportar carne para a União Europeia, e eles morderam a isca. Os dois integrantes da missão técnica da UE, a finlandesa Liisa Rantamaki e o belga Andre Evers, fizeram a inspeção sanitária do rebanho bovino, nos Estados de Rondônia e Tocantins e no DF, encerraram a visita degustando as carnes nobres de raças bovinas existentes no Brasil com mais 80 convidados, no Happy Hour da Carne – evento promovido pela CNA, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, na noite de quarta-feira (1/06), em Brasília (DF).
A missão fará, agora, um relatório técnico e a UE deve oficializar a decisão sobre a habilitação em aproximadamente 60 dias.
Segundo o diretor da ABCZ e presidente da Comissão da Bovinocultura de Corte da CNA, Antônio Pitangui de Salvo, o Happy Hour é um encontro bastante concorrido - muito mais pela oportunidade de contatos, do que pelo cardápio elaborado com carnes certificadas e especiais. “A postura dos técnicos da UE sempre foi de manter distanciamento da cadeia produtiva. A presença deles foi uma surpresa. Aproveitamos para servir os melhores cortes e mostrar que o Brasil não tem apenas o produto em quantidade, mas também com qualidade”, afirmou Salvo.
A ABCZ esteve também representada neste encontro pelo conselheiro José Mario Miranda Abdo, de Goiás, pelo presidente da Associação de Criadores de Guzerá do Brasil, Adriano Varela Galvão e o Assessor de Relações Institucionais, Silvio Queiroz Pinheiro.
A CNA, junto com a ABCZ, a ABIEC, a Assocon e as outras entidades que fazem parte da Comissão da Bovinocultura de Corte vai encaminhar ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) uma solicitação para liberação do país inteiro", concluiu o presidente Antonio Pitangui de Salvo.