Mercado externo de carne é tema de palestra para associados do projeto Brazilian Cattle
Associados do projeto de exportação Brazilian Cattle participaram hoje (06/05/16) de uma palestra sobre o mercado mundial de carne bovina, proferida pelo gerente executivo de Inteligência de Mercado da Minerva Foods, Leonardo Alencar. Entre os mercados com grande potencial de compra para a carne brasileira está o Egito. Por ter maioria mulçumana, que não consome carne suína, o país não oferece grande concorrência para a carne bovina, favorecendo a pecuária brasileira.
Já na China o consumo de carne não é habitual, mas é um mercado crescente e que tem preferência por carnes mais magras, como a produzida pelo Brasil. “Esta é a região com maiores possibilidades de ampliarmos as vendas de carne”, diz Alencar. Nas Américas, os principais mercados são Chile, Venezuela e Peru, além da demanda para os Estados Unidos que começa a ser atendida. Já a Europa vive uma redução dos subsídios por conta da crise econômica, consequente queda na produção, resultando no aumento das importações de carne.
A palestra foi assistida por representantes de mais de 50 empresas, entidades e criatórios que são associados do Brazilian Cattle. Durante pronunciamento aos convidados, o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, destacou o crescimento do projeto. Nos últimos três anos, o projeto teve um aumento de 70% no número de associados, passando de 37 para 63. A maior alta registrada foi de fazendas, que subiu 121% (saltando de 14 para 31criatórios). Já o total de empresas participantes do projeto teve elevação de 76% (passando de 13 para 23). Somente em fevereiro e março de 2016 o Brazilian Cattle registrou a entrada de sete novas empresas e fazendas. “Esse crescimento é resultado da parceria afinada entre a ABCZ e a ApexBrasil para promoção dos produtos pecuários brasileiros no exterior”, diz Paranhos. A palestra aconteceu no Salão Internacional da ABCZ, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
Fazem parte do projeto Brazilian Cattle empresas dos segmentos de genética, equipamentos, logística, nutrição, produtos veterinários, sementes, educação, além de associações de raças zebuínas e fazendas.