Português
06 DE MAIO DE 2016. POR LARISSA VIEIRA

Guzolando desfila pela primeira vez na pista da ExpoZebu

Guzolando desfila pela primeira vez na pista da ExpoZebu

Pela primeira vez, exemplares Guzolando (cruzamento leiteiro de Guzerá com Holandês) entraram na pista da ExpoZebu. A apresentação técnica das fêmeas Guzolando aconteceu na manhã desta sexta-feira (06/05/16) sob o comando do jurado e técnico da ABCZ, Alisson Sampaio. Ele abordou as características raciais do cruzamento e seu grande potencial produtivo. Os animais apresentados na pista concorreram no 1º Concurso Leiteiro de Guzolando na ExpoZebu.
Os animais Guzolando podem ser de várias composições raciais (1/2 Holandês + 1/2 Guzerá; 1/4 Holandês + 3/4 Guzerá; 3/4 Holandês + 1/4 Guzerá; 5/8 Holandês + 3/8 Guzerá), dependendo do tipo de cruzamento realizado entre as raças Guzerá e Holandês. A ABCZ é a entidade responsável pelo registro do Guzolando.
Algumas características dos animais Guzolando são longevidade, fertilidade e precocidade. As fêmeas Guzolando produzem por 14 anos ou mais, com aumento progressivo da produtividade desde a primeira lactação. Parte dessa longevidade do Guzolando vem do úbere herdado do Guzerá.  Outra vantagem é o pequeno intervalo entre partos. Na pecuária leiteira, longevidade é uma característica importante e com grande impacto econômico. Quando mais longeva for a vaca, mais bezerros e lactações ela terá ao longo de sua vida produtiva, reduzindo a taxa de reposição do rebanho. 
Outra característica transmitida pela raça zebuína é a rusticidade, garantindo um manejo mais fácil do Guzolando nas mais diversas regiões do Brasil e custos menores de produção relacionados à sanidade. As vacas Guzolando podem ser criadas exclusivamente a pasto, atingindo produção média de mais de 10 quilos de leite ao dia. Em confinamento, esse volume pode chegar a 40 quilos. O leite do Guzolando tem maior percentual de sólidos totais e kappa caseína. 
Além do ganho com a venda do leite, a comercialização de bezerros Guzolando, bastante valorizados no mercado, garante um retorno financeiro extra para o produtor. 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar