Publicados resultados do julgamento Zebu a Campo
O julgamento Zebu a Campo contou com a participação de 20 trios formados por animais de cinco raças zebuínas. Os criadores trouxeram lotes Brahman, Sindi, Guzerá, Nelore e Tabapuã de rebanhos de seleção dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal estão representados na mostra. Criadores, técnicos e assessores pecuários acompanharam o trabalho do técnico Fábio Eduardo Ferreira que está com a missão de escolher os melhores trios e os melhores indivíduos nessa nova modalidade de julgamento. que representaram seleções de cinco estados. “Esse julgamento foi uma oportunidade para criadores de todo o país mostrarem seu trabalho de seleção dentro da maior exposição de zebuínos do mundo. A modalidade que abriu espaço para os criatórios que priorizam a seleção a campo teve uma participação muito positiva. Para os visitantes foi mais uma atração. Ao mesmo tempo em que podiam acompanhar uma pista de alto nível, também tinham a possibilidade de conhecer exemplares de destaque de criadores que trabalham com outro conceito de seleção e melhoramento genético. Em nome da ABCZ agradecemos o empenho e o entusiasmo desses criadores que são os novos pioneiros da modalidade. Ao final do evento passamos um questionário para colher opiniões para conhecer as opiniões e receber sugestões das pessoas que assistiram e dos criadores e técnicos que estiveram envolvidos”, explicou o coordenador do Zebu a Campo, Lauro Fraga Almeida.
Confira os resultados do 1º Julgamento Zebu a Campo:
Brahman:
Guzerá:
Nelore:
Sindi:
Tabapuã:
aiba mais sobre o regras do Zebu a Campo.
Os trios concorrentes estão nas seguintes categorias:
Bezerro e Bezerra: de 08 até 12 meses de idade.
Macho de Sobreano e Fêmea de Sobreano: de mais de 12 até 16 meses.
Garrote e Novilha: de mais de 16 até 22 meses.
Tourinho e Fêmea Jovem: de mais de 22 até 27 meses.
Para todas as categorias, o número mínimo de trios para julgamento será de 02 (dois), tanto para as fêmeas como para os machos. O número máximo de trios por categoria, em um mesmo julgamento, será de 15 (quinze), e toda vez que esse número for ultrapassado a categoria será subdividida em tantas subcategorias quantas forem necessárias para que o número de trios em cada subcategoria criada não ultrapasse a 15 (quinze).
Os julgamentos serão realizados por uma comissão de 03 (três) membros, cuja composição poderá ser de 03 (três) Jurados Efetivos do quadro de jurados da ABCZ, ou de 01 (um) Jurado Efetivo, 01 (um) criador e 01 (um) profissional da indústria frigorífica ou de projeto de confinamento, cuja definição ficará à critério exclusivo da comissão organizadora do evento. O julgamento será realizado tendo inicialmente uma fase de pré-classificação feita nos currais, quando serão indicados, de forma consensual e no máximo, seis trios finalistas de cada categoria ou subcategoria que tenha sido criada por raça e sexo (Top 6). Após a pré-classificação dos trios nos currais, os 06 (seis) melhores trios (Top 6) de cada raça e sexo serão classificados entre o 1º e o 6º melhor trio de categoria ou subcategoria que tenha sido criada. Esta classificação será feita individualmente pelos jurados, sendo adotado o sistema de julgamento pontuado para apuração dos resultados finais. Adotando-se o mesmo modelo de julgamento pontuado, entre os 06 (seis) melhores trios de cada categoria ou subcategoria que tenha sido criada, por raça e sexo (Top 6), será indicado, também, o melhor indivíduo (TOP1).