Português
04 DE MAIO DE 2016. POR LARISSA VIEIRA

Tabapuã define os campeões da ExpoZebu 2016

Tabapuã define os campeões da ExpoZebu 2016

A 82ª ExpoZebu, que acontece até sábado, dia 07, já definiu os Grandes Campeões da raça Tabapuã. Rami FIV de Tabapuã consagrou-se a Grande Campeã e Rente FIV de Tabapuã o Grande Campeão da  ExpoZebu 2016. Antes da final, 147 animais do Tabapuã foram avaliados pelos juízes Marcelo Miranda Almeida Ferreira, Clester Fontes e Roberto Winkler. O julgamento começou no domingo, dia 01.

Rami FIV de Tabapuã é filha de Viúvo de Taba e Jacana FIV da Liab. Rente FIV de Tabapuã é filho de Candado FIV da Liab e Desbolada de Taba, sendo que os dois animais pertecem à fazenda Água Milagrosa, de Fábio Zucchi Rodas. A fazenda que originou a formação da raça está localizada em Tabapuã (SP), por isso o nome Tabapuã.


Histórico da raça

O Tabapuã é uma raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana. Foi na década de 40, no município de Tabapuã (SP), que a raça assumiu as características que perduram até hoje. Mas sua história começa em 1907 na região de Leopoldo de Bulhões, no estado de Goiás. O fazendeiro José Gomes Louza se interessou pelos reprodutores zebus e importou alguns animais da Índia. Os irmãos Saliviano e Gabriel Guimarães, de Planaltina, adquiriram três desses touros e iniciaram cruzamentos com o gado mocho de seu próprio rebanho. Dali surgiram os primeiros zebuínos mochos no Brasil. Em 1912, vários desses animais já eram expostos na Feira da Cidade de Goiás.

Já na década de 30, Lourival Louza, neto de José Gomes, se dedicou ao cruzamento desses animais com o Nelore e deu origem ao gado anelorado mocho ou baio mocho, como ficou conhecido. O sangue do Guzerá e do Gir foram introduzidos mais tarde e também fazem parte da formação do Tabapuã.Nos anos 40 o gado mocho começou a se espalhar por outras regiões. Júlio do Valle, proprietário da Fazenda São José dos Dourados, levou alguns desses animais de Goiás para São Paulo e presenteou o amigo Alberto Ortenblad, da Fazenda Água Milagrosa, com um garrote zebuíno mocho.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABCT

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar