Fórum debate importância de cooperativismo entre Brasil e Índia
Evento reuniu importantes personalidades para debater importância do zebu na pecuária
A 82ª ExpoZebu recebeu, na manhã desta terça-feira (03/5), no Parque Fernando Costa, em Uberaba, a visita do Embaixador da Índia, Sunil Lal; do Cônsul da Índia, Elso de Barros Gomes Junior; do representante da Frente Parlamentar Indiana, Subaru Edi, entre outros nomes importantes do setor produtivo da cadeia da carne e do leite. Os representantes indianos participaram do Fórum Brasil Índia, realizado pelo Museu do Zebu, no Salão Nobre da ABCZ.
O evento debateu desde a cultura e surgimento do zebu na Índia, passando pelas evoluções e processos que fizeram da espécie a com maior predominância no Brasil, além de como a aproximação entre os dois países (Brasil e Índia) podem beneficiar o desenvolvimento e estudos das raças zebuínas, em termos de tecnologia, produtividade e comercialização.
“As relações entre Brasil e Índia são fundamentais, e o gado é um dos principais protagonistas dessa história. Todos os ciclos econômicos em que o Brasil acabou se aproximando da Índia, trouxeram um desenvolvimento fantástico para ambos os países. O ciclo do gado foi de suma importância para a economia, cultura, arte do Brasil e tem seu lugar marcado na história”, comentou o Cônsul Indiano, Elso Gomes Júnior.
Para o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, a aproximação com a Índia é de suma relevância para oz: “Esse fórum tem uma importância muito grande. A genética zebuína transformou a pecuária brasileira, que é a mais importante do mundo. O Brasil talvez seja o único país do mundo, que possa dobrar ou triplicar a produção pecuária de carne e leite sem ter de avançar em novas áreas. Temos tecnologia para isso, conhecimento de manejo, nutrição, sanidade e, principalmente, genética. O comércio internacional será a grande alavanca da multiplicação da pecuária brasileira. Aumentarmos o relacionamento com a Índia é muito bem-vinda pelo Brasil e pela ABCZ”, comentou Paranhos.
Gustavo Cezario
Texto Assessoria