DSM Tortuga apresenta suplementos na ExpoZebu
A casa permanente da DSM no Parque Fernando Costa (Uberaba, MG) é novamente o ponto de encontro dos pecuaristas na ExpoZebu. Em uma das principais feiras mundiais de pecuária, a equipe da empresa detentora da marca Tortuga estará disponível para mostrar os benefícios dos suplementos nutricionais que desenvolve e que agregam as tecnologias da DSM, líder global em vitaminas e ingredientes para nutrição, e dos Minerais Tortuga, famosos por contribuir para aumentar os índices zootécnicos dos bovinos.
A empresa ressalta, por exemplo, que os produtos da linha da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™ geram em média uma arroba a mais por animal no confinamento. Desenvolvidos pela área de inovação da companhia a partir de novos conceitos em nutrição mineral e vitamínica, são suplementos nutricionais que trazem uma equilibrada associação de macro e micronutriente na tecnologia dos Minerais Tortuga, além de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis (biotina) e aditivos naturais, como leveduras vivas (CRINA® e RumiStar™). “A ExpoZebu é uma feira de importância nacional e internacional e onde as pistas mostram a tradução do trabalho de melhoramento genético realizado por produtores muito atentos. No caso da nutrição, a missão da DSM no evento é mostrar aos pecuaristas soluções de alta tecnologia que permitem que os animais aproveitem todo o potencial genético e, consequentemente, tenham um melhor desempenho produtivo e gerem maior rentabilidade aos pecuaristas”, comenta o gerente técnico comercial da DSM em Minas Gerais, o zootecnista Carlos Paez, reforçando ainda a importância de Minas Gerais para a produção pecuária tanto de corte como de leite; neste ponto, ele lembra que se trata do Estado líder na produção leiteira no Brasil.
Durante a ExpoZebu, Paez conta também que a casa da DSM está com uma programação agitada, com eventos de confraternização para os produtores, como cafés da manhã e coquetel. Além disso, ele destaca a presença do vice-presidente da área de Ruminantes da DSM Brasil, Ariel Maffi, durante o final de semana de abertura da exposição.
Seca sem perda de peso no período seco
A suplementação nutricional da marca Tortuga traz para o pecuarista um conjunto de tecnologias que são fundamentais para não comprometer o desempenho do gado e, consequentemente, as perdas econômicas, sobretudo pela proximidade do período de seca. Nesta época, os produtores reservam as áreas de pastagens e suplementam os animais para não perder os avanços conquistados nos períodos de águas. “Se o gado não tiver um balanço de consumo proteico / energético que permita uma boa digestibilidade do pasto, este animal perderá boa parte do que conquistou nas águas”, confirma o zootecnista Luciano Morgan, gerente de categoria de gado de corte da DSM.
Morgan explica que os benefícios do portfólio de suplementos nutricionais da Tortuga estão atrelados a formulações que corrigem as deficiências nutricionais do gado na seca, com ingredientes de alta disponibilidade (como os Minerais Tortuga), aditivos e fontes nobres de proteína. E completa: “A suplementação proteica é fundamental nos períodos mais secos, pois geralmente existe uma deficiência de proteínas nesta época e isso afeta a absorção dos outros nutrientes e compromete o desempenho animal”.
E, para auxiliar os produtores a garantirem os resultados zootécnicos positivos mesmo no período de seca por meio de suplementação nutricional eficiente, Morgan lembra que os especialistas da DSM estão disponíveis para atender os pecuaristas de todas as regiões do País com soluções específicas. Para aqueles que visitarão a ExpoZebu, porém, além do contato com técnicos altamente capacitados haverá a oportunidade de aproveitar o espaço da casa da DSM para trocar experiências e informações com outros os pecuaristas que estarão presentes no local.
Tecnologias inovadoras provadas no confinamento
As tecnologias da DSM têm resultados comprovados em confinamentos de várias regiões, gerando animais pesados, bem acabados e com melhor conformação de carcaça. “No período do confinamento, o gado ganhou uma arroba a mais por cabeça, em média. Com isso, os produtores ganham o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados”, diz o gerente de categoria confinamento da DSM, Marcos Baruselli, cintando ainda como benefícios a melhor eficiência alimentar, e a redução de problemas digestivos, como o timpanismo.
Outros benefícios dos produtos da linha são a rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose. “São benefícios que se estendem para toda a cadeia da carne, partindo dos produtores, passando pela indústria frigorífica e chegando até aos consumidores”, diz.
Fonte: Assessoria de Imprensa da DSM Tortuga