Português
02 DE MAIO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Inscrições para o Fórum de discussões Brasil Índia continuam abertas

Inscrições para o Fórum de discussões Brasil Índia continuam abertas

A equipe do Museu do Zebu está recebendo inscrições para o Fórum Brasil Índia. O evento é dirigido a instituições oficiais, entidades de pesquisa, visitantes estrangeiros, centrais de inseminação artificial, estudantes, professores, pecuaristas e público em geral. As inscrições podem ser pelo site da ABCZ no endereço http://www.abcz.org.br/Eventos/Evento/2504

O Fórum será realizado no dia 3 de maio, no Salão Nobre da ABCZ, Veja a programação: 

07h30- Credenciamento

08h00– Abertura:

Palavra do Presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.

Palavra de Embaixador da Índia, Sunil Lala.

08h30– Projeto “Amado Meu – Cânticos e Danças” de Gunendra Sankari (nome indiano / heterônimo de Carlos Perez).

08h45– Importação e exportação de material genético zebuíno: Brasil-Índia

Experiências de seleção de zebuínos na Índia e no melhoramento genético no Brasil:

-Ângelo Mário Sousa Prata Tibery; (Selecionar de gado Zebu na Índia)

-Marcos Leonardo Sousa da Costa Moura (Selecionar de gado Zebu na Índia)

09h25– Tratativas diplomáticas e comerciais bilaterais no processo de importação:

Palestrante: Antônio Pitangui de Salvo (Pecuarista, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, membro da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte – CNA).

09h45– Tratativas diplomáticas bilaterais e comerciais no processo de exportação:

Palestrante: Silvio de Castro Cunha Júnior (Pecuarista, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Presidente da Agroexport Trading e Agronegocios S/A.

10h30 – Mercado de material genético desenvolvido pelas centrais brasileiras:

-Dr. Fernando Rosa (Representante da Pecplan Abs Importação e Exportação)

-Tatiane Almeida Drummond Tetzner (Representante da CRV Lagoa);

- Alta Genétics

14h – Fontes e história das relações Índia-Brasil nos contextos das importações e desenvolvimento da pecuária do Zebu nacional.

Palestrante: André Azevedo da Fonseca (Pós-doutor Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Professor na Universidade Estadual de Londrina – UEL)

Proposta: Avaliar os efeitos das importações da Índia e da formação da pecuária do Zebu no contexto da modernização da indústria frigorifica no Brasil

Analisar o processo histórico e fontes da região do Triângulo Mineiro nesse processo

Avaliar o Portal Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPBZ) e o acervo de salvaguarda do Museu do Zebu e ABCZ, como importante ferramenta de acesso a documentação, pesquisa e valorização da memória deste legado

14h40 – Reflexões sobre as relações entre o Melhoramento Genético do Gado Indiano e o Desenvolvimento da Pecuária no Brasil

Palestrante: Luiz Antonio Josahkian (Superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ e professor das Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU)

Proposta:

A abordagem em torno das potencialidades do Brasil como grande potência pecuária, tanto na produção genética quanto de carne e leite. Mais de 190 milhões de cabeças. Sendo que 80% da população tem sangue zebuíno. Graças ao trabalho de seleção que preserva grandes rebanhos puros. Com o aumento das necessidades do consumo indiano, surgiram mais oportunidades de negócio para os brasileiros. 

A via de mão dupla entre o Brasil e a Índia é a possibilidade de importação pelo Brasil de zebuínos da Índia, que apesar de serem animais rústicos, contribuem para refrescar em parte o sangue do rebanho zebuíno brasileiro.

15h20 – Café acompanhado de “Cânticos e Danças” com Gunendra Sankari 

16h -Debate: Identificar potencialidades atuais de estreitamente de relações políticas, econômicas e culturais entre os dois países no Brics.

Participantes: Sunil Lala (Embaixador da Índia no Brasil), Luiz Antônio Josahkian, Antônio Pitangui de Salvo, André Azevedo da Fonseca e Carlos Perez, Arvind Gautan (Supervisor da ABS Global).

Moderador: Carlos Henrique Cavallari Machado (Diretor Acadêmico das Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU)

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar