Português
01 DE MAIO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Conselho Consultivo da ABCZ debate pauta diversificada na ExpoZebu

Conselho Consultivo da ABCZ debate pauta diversificada na ExpoZebu

A última reunião do Conselho Consultivo da ABCZ na gestão 2013-2016 ocorreu neste domingo, 1º de maio, na sede da entidade. A pauta relacionou diversos temas internos da Associação, também questões econômicas e políticas em geral que afetam direta e indiretamente o setor agropecuário.

Na primeira etapa do encontro os cerca de 40 conselheiros de quase todos os estados do Brasil, presidentes de associações promocionais das raças zebuínas e diretores da casa acompanharam uma exposição sobre os avanços do PMGZ feita pelo Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Torres Ventura. O colaborador informou aos conselheiros quais são as novas características incorporadas ao programa de avaliação (Stayability, Peso ao ano, Perímetro Escrotal ao ano, Área de Olho de Lombo e Acabamento de Carcaça) e dos filtros para descarte e reposição de fêmeas, além da inédita inclusão de fenótipos de animais oriundos de FIV/TE. “Todas as mudanças e inovações do PMGZ são estudadas criteriosamente pelos cientistas da ABCZ juntamente com os consultores do PMGZ, antes de serem incorporados ao programa. Muitas questões trabalhadas e incorporadas ao sistema de avaliações nascem de sugestões dos criadores e são viabilizadas para atender o processo de seleção e de melhoramento genético dos rebanhos, que é contínuo”, disse o presidente Luiz Claudio Paranhos.

Outro tema que teve bastante destaque na reunião foi o da representatividade do setor pecuário desempenhada pela ABCZ em nível nacional e internacional. O presidente Paranhos explicou como será a participação da ABCZ no GAF 16 (Global Agribusiness Forum) e como tem sido importante a atuação do IPA (Instituto Pensar Agropecuária) junto ao legislativo nacional. O IPA foi criado, e é mantido com recursos de 40 entidades de diversos segmentos da agricultura e da pecuária para promover estudos técnicos e jurídicos sobre questões do setor. As matérias do IPA servem para esclarecer e sustentar projetos de lei e argumentações dos deputados federais da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), bem como embasar parecer e defesas em Comissões especiais. O conselheiro José Mario Miranda Abdo, do DF, complementou a fala ressaltando a qualidade técnica dos integrantes do IPA. “São seis comissões técnicas de importância fundamental. Os estudos desenvolvidos pela equipe e o ponto de união de forças das entidades que vivem realidades semelhantes em uma agenda comum foi um gol de placa. O IPA é um braço estratégico que valoriza a atuação federativa da ABCZ e dá voz ao setor”, disse. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar