Português
01 DE MAIO DE 2016. POR LAURA PIMENTA

Novidades do PMGZ serão lançadas na pista de Julgamento da ExpoZebu nesta segunda

Novidades do PMGZ serão lançadas na pista de Julgamento da ExpoZebu nesta segunda

Três grandes novidades do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) serão lançadas nesta segunda-feira (02/05), às 10h, na Pista de Julgamento da ExpoZebu 2016.

A primeira grande novidade é a avaliação genética com a inclusão de fenótipos de animais oriundos de FIV/TE. O PMGZ é o primeiro a lançar esse tipo de avaliação genética no Brasil, na qual os dados das receptoras e as medidas fenotípicas dos produtos FIV/TE são inseridos na base de informações. Para conseguir o feito, a ABCZ promoveu grandes investimentos em seu programa de melhoramento genético, começando pela contratação de uma equipe de consultores altamente especializada, formada pelos pesquisadores José Aurélio Garcia Bergmann, Fabyano Fonseca, Fernando Flores Cardoso e pelo superintendente Técnico Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, e a aquisição dos mais avançados softwares existentes no mercado.

Estes especialistas implementaram uma metodologia que permitiu a inclusão de fenótipos de animais FIV/TE nas avaliações genéticas, ao discriminar os efeitos direto/materno das doadoras/receptoras. “Nos casos de animais FIV e TE, o ambiente materno e a genética direta não têm sua origem na mesma vaca, pois o indivíduo tem uma mãe genética (doadora) diferente da mãe gestante (receptora). Deste modo, é necessário implementar uma metodologia que permita isolar o efeito do ambiente materno da receptora para que se possa estimar de forma acurada o valor genético direto da doadora e do produto FIV/TE. Foi o que fizemos. Isso só foi possível, graças a estrutura do banco de dados da ABCZ e dos softwares BLUP90IOD2/ACCF 90”, explica o Superintendente Técnico Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura. Essa novidade resultará no aumento de acurácia das DEPs dos produtos. “Sem a implementação dessa metodologia, o produto oriundo de FIV e TE teria uma DEP (Diferença Esperada de Progênie) com baixa acurácia, durante muito tempo”, afirma Ventura. Em um primeiro momento, esta novidade será válida para a raça Nelore e, posteriormente, para as demais raças zebuínas.

O lançamento dessa avaliação genética para animais de FIV e TE é um marco histórico na trajetória do melhoramento no país, uma vez que o PMGZ será o primeiro programa no Brasil a contar com este tipo de avaliação. “O PMGZ mostra mais uma vez que está na vanguarda do melhoramento genético. Nos últimos anos, a ABCZ investiu muito no programa e em ações que impactaram diretamente no PMGZ, como o estímulo ao uso de receptoras zebuínas, medida que foi bastante criticada por muitos. Agora estamos colhendo os resultados deste investimento. Temos uma equipe de consultores de alto nível, temos uma equipe interna de colaboradores e grupo de técnicos de campo motivados e o grande diferencial que é o banco de dados mais completo sobre as raças zebuínas. Todo esse esforço é feito para beneficiar os criadores de zebu e ajudá-los na seleção e disseminação dessa genética para aprimorarmos a produtividade da pecuária comercial”, afirma o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.

Novas características

A segunda novidade é a disponibilização aos criadores participantes do PMGZ de zebu 5 novas características, por meio do Sistema Integrado de Avaliação Genética - SIAG, ferramenta que compõe o 100% PMGZ.

As novas características serão: Peso ao ano, Perímetro escrotal ao ano, Stayability, Área de Olho de Lombo e Acabamento de Carcaça. “Estas características são muito importantes para a seleção de gado de corte e possibilitarão aos criadores a elaboração de critérios de seleção mais eficientes para alcançar objetivos estabelecidos. A característica de Stayability, por exemplo, é uma característica referente à permanência produtiva da matriz. Avalia a probabilidade da matriz parir pelo menos três vezes até os 76 meses de idade. É uma característica de grande importância econômica, ou seja, os sistemas de produção de gado de corte são consideravelmente impactados pela permanência produtiva das matrizes. Já as DEP´s de Área de Olho de Lombo e Acabamento de Carcaça são importantes para que o criador possa interferir com maior precisão na composição da carcaça dos animais por meio de seleção direta e acasalamentos dirigidos”, explica o superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura.

Módulo de gerenciamento de matrizes

A terceira novidade é o lançamento do Módulo Avançado de Gerenciamento de Matrizes. A ferramenta possibilita que o criador simule uma série de cenários de descarte e reposição de matrizes e o consequente resultado nas médias genéticas do rebanho de fêmeas destinadas a reprodução. Com isto, ao maximizar o ganho genético do rebanho de matrizes, o criador terá em mãos uma fonte de genética diferenciada para produção de bezerros e futuros reprodutores.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar