Português
01 DE MAIO DE 2016. POR LAURA PIMENTA

Concurso Leiteiro tem início com matrizes gir leiteiro, sindi, guzerá e guzolando

Concurso Leiteiro tem início com matrizes gir leiteiro, sindi, guzerá e guzolando

A primeira ordenha do 38º Concurso Leiteiro da ExpoZebu 2016 começou às 14h deste domingo (1º/05), com a participação de 58 matrizes de aptidão leiteira (35 gir leiteiro, 9 sindi, 9 guzerá e 5 guzolando). Além da pesagem do leite, serão avaliadas a produção de células somáticas, gordura e proteína das matrizes. As ordenhas acontecem às 6h, às 14h e às 22h.

A novidade deste ano é a participação, pela primeira vez, de fêmeas guzolando registradas pela ABCZ na categoria CCG (Controle de Genealogia). Durante o concurso, as matrizes são divididas em classes de idade, compreendendo as categorias: Fêmea Jovem (com menos de 36 meses), Vaca Jovem (de 36 a 48 meses) e Vaca Adulta (acima de 48 meses).

O Concurso Leiteiro será encerrado na tarde do dia 04 de maio. Logo após, acontece a divulgação dos resultados do 38º Concurso Leiteiro e do 4º Concurso Leiteiro Natural, no estande do PMGZ Leite (em frente ao Salão Internacional), a partir das 17h. No local, também acontece o Lançamento do Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas de Aptidão Leiteira. “No ano de 2016, o Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas de Aptidão Leiteira, além de contemplar as raças Gir e Gir Mocha, irá contemplar a raça Guzerá. Desde o ano de 2015, a ABCZ internalizou, por meio de sua equipe técnica e de consultoras como a Dra. Lucia Galvão de Albuquerque, da Unesp Jaboticabal-SP, e a Dra. Lenira El Faro Zadra, do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho-SP, o processo de avaliação genética das raças zebuínas de aptidão leiteira. A ABCZ utiliza o Controle Leiteiro Oficial, executado e auditado desde o ano de 1976, como fonte de informação para as predições das informações genéticas dos animais das raças Gir, Gir Mocha e Guzerá, para que estas sejam utilizadas pelos criadores participantes do PMGZ Leite (opção2)  no processo de seleção em suas propriedades”, comenta a pesquisadora Mariana Alencar.

 

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar