ExpoZebu 2016 é aberta oficialmente
A força do agronegócio e a disposição do setor produtivo de contribuir para a retomada do crescimento econômico foram destacadas pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos, na cerimônia de inauguração oficial da 82ª Expozebu, maior exposição da pecuária zebuína do mundo, que vai até o dia 07 de maio, em Uberaba (MG).
“A agropecuária contribui com R$ 501 bilhões e mais de 40% das exportações brasileiras. Estamos concretizando o sonho de ser o maior celeiro do mundo”, disse Paranhos, para a atenta plateia composta pelo ministro da Defesa, Aldo Rebello, o vice-governador Antonio Andrade, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, produtores, empresários rurais, dirigentes de entidades de classe, políticos e convidados especiais.
Porém, lembrou o presidente da ABCZ, dois a três anos de recesso afetam mais de uma década de desenvolvimento e a retomada precisa ser ordeira. Luiz Claudio Paranhos referia-se a discursos inflamados de representantes dos movimentos sociais, como a Contag – que, aliás, foi prontamente respondido pela ABCZ em comunicado – feitos em pleno Palácio do Alvorada.
“Estamos prontos para fomentar um novo ciclo de crescimento do país, mas precisamos combater a insegurança jurídica e a escassez de investimentos em infraestrutura, entre outros fatores”, assinalou Paranhos, destacando o suporte dos 21 mil associados da ABCZ como multiplicadores desse processo.
Luiz Claudio Paranhos elogiou o Código Florestal e o empenho do ministro Aldo Rebello em sua defesa. “Trata-se de um dos códigos mais consistentes do mundo e uma grande conquista para o setor produtivo em termos de segurança e preservação dos nossos recursos”.
O ministro da Defesa, Aldo Rebello, também fez menção do Código Florestal, ressaltando a vocação rural do Brasil. Ele também destacou o importante papel da pecuária no desenvolvimento do país. “É uma história de ousadia, sonho e ambição e sucesso. Esse processo envolve produtividade, economia, ciência e cultura, temas que fazem parte da consolidação do território nacional”, disse o ministro.
O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade, enfatizou a importância do agronegócio e particularmente da pecuária no estado. “A pecuária está presente em todos os municípios mineiros, desempenhando uma função econômica e social muito importante”, destacou o dirigente. Ele aproveitou para anunciar os entendimentos para criação do Fundo Estadual de Agropecuária.
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, mostrou grande preocupação com o corte de recursos para pesquisas da Embrapa. Piau também destacou a importância de Uberaba para o agronegócio mineiro e nacional.
A cerimônia de inauguração da 82ª Expozebu também contou com a entrega do Mérito ABCZ 2016, a assinatura do acordo de cooperação entre a ABCZ e a Assocon, visando o fortalecimento da cadeia da produção de carne bovina, o lançamento do projeto Equação da Pecuária Eficiente, que objetiva analisar e propor soluções para a melhoria da produtividade dos projetos pecuários, e a apresentação, em primeira mão, das novidades do Programa de Melhoramento Genético Zebuíno (PGMZ).
Altair Albuquerque
Texto Assessoria
Confira o discurso do presidente da ABCZ na íntegra:
AUTORIDADES PRESENTES; SENHORAS E SENHORES; QUERIDOS AMIGOS:
SAUDAMOS COM MUITA ALEGRIA TODOS OS PRESENTES NESTA ABERTURA DA 82ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DAS RAÇAS ZEBUÍNAS, A EXPOZEBU, A MAIS IMPORTANTE FEIRA DE GENÉTICA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS DA PECUÁRIA ZEBUÍNA. NESTE ANO TRAZEMOS COMO TEMA “ZEBU: GENÉTICA CAPAZ DE MUDAR”, QUE ENFATIZA JUSTAMENTE O POTENCIAL DE MELHORAMENTO GENÉTICO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS E OS EFEITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS TRANSFORMADORES DESSE PROCESSO EVOLUTIVO.
O MELHORAMENTO GENÉTICO DOS ZEBUÍNOS É UM FATOR AGREGADOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL SUSTENTÁVEL QUE VAI MUITO ALÉM DAS FRONTEIRAS DA PECUÁRIA BOVINA.
EM SEUS 82 ANOS DE HISTÓRIA A EXPOZEBU TEM RETRATADO O TRABALHO, OS ESFORÇOS, AS LUTAS, OS AVANÇOS, AS PERSPECTIVAS DA PECUÁRIA ZEBUÍNA E DO AGRONEGÓCIO. E NESTE ANO TAMBÉM ESTAMOS SEMEANDO E COLHENDO IMPORTANTES NOVAS CONQUISTAS.
NESTA EXPOZEBU, A ABCZ LANÇA EM PARCERIA COM A PHIBRO SAÚDE ANIMAL, COM A VALE FERTILIZANTES, COM A AGRONELI, COM A DSM TORTUGA E COM APOIO DA AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DO AGRONEGÓCIO, APTA DE COLINA, O PROJETO EQUAÇÃO DA PECUÁRIA EFICIENTE, UM A PLATAFORMA DIGITAL CAPAZ DE RECEBER AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DE DESEMPENHO E MANEJO DAS PROPRIEDADES RURAIS QUE TRABALHAM COM A PECUÁRIA EM TODO O PAÍS. DE POSSE DESSAS INFORMAÇÕES, UMA SEGUNDA ETAPA VAI DIAGNOSTICAR QUAIS PONTOS DO PROCESSO PRODUTIVO PODEM SER MELHORADOS, CULMINANDO NA TERCEIRA ETAPA QUE SERÁ A CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA DO PRODUTOR ANALISADO EXATAMENTE NOS PONTOS DIAGNOSTICADOS. TUDO DE FORMA GRATUITA. TUDO ABERTO PARA TODOS OS CRIADORES, ASSOCIADOS OU NÃO À ABCZ.
ESTAMOS APRESENTANDO TAMBÉM NOVIDADES NO PMGZ, O NOSSO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO, QUE TRAZ CINCO NOVAS CARACTERÍSTICAS AVALIADAS E UM FANTÁSTICO MÓDULO AVANÇADO. FORAM INCORPORADOS À AVALIAÇÃO DOS ANIMAIS NO PMGZ DEPS PARA STAYABILITY, PESO AO ANO, PERÍMETRO ESCROTAL AO ANO, ÁREA DE OLHO DE LOMBO E ACABAMENTO DE CARCAÇA, ROBUSTECENDO AINDA MAIS ESTE QUE É O MAIOR E MELHOR PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS DO MUNDO. JÁ O MÓDULO AVANÇADO DO PROGRAMA TRAZ INÚMERAS NOVAS FERRAMENTAS DE GESTÃO, QUE COLOCAM EM DESTAQUE, DE FORMA INOVADORA, A CONTRIBUIÇÃO GENÉTICA DAS FÊMEAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO. FERRAMENTAS FUNDAMENTADAS NO FATO DE QUE ESSA PARCELA DO REBANHO REPRESENTA 70% DO CUSTO DE PRODUÇÃO TOTAL, COM IMPACTOS SIGNIFICATIVOS NO RESULTADO FINAL. ENTRE AS NOVAS FERRAMENTAS DO MÓDULO AVANÇADO, DESTACAMOS UMA QUE PERMITIRÁ AO PECUARISTA QUANTIFICAR COM CONSIDERÁVEL PRECISÃO O IMPACTO GENÉTICO MÉDIO DO DESCARTE E TAMBÉM DA INCORPORAÇÃO DE NOVAS MATRIZES AO REBANHO.
ESTAMOS LANÇANDO TAMBÉM UM TRABALHO INÉDITO NO BRASIL, QUE SÃO AS AVALIAÇÕES GENÉTICAS DE ANIMAIS ORIUNDOS DAS TÉCNICAS DE FIV E TE, ATÉ ENTÃO À MARGEM DAS AVALIAÇÕES. É O PMGZ CUMPRINDO O SEU PAPEL, COM MAIS DE 13 MILHÕES DE ANIMAIS AVALIADOS.
ALÉM DE RETRATAR OS ESFORÇOS DA ABCZ, DOS CRIADORES E DE TODA A NOSSA CADEIA PRODUTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA, A EXPOZEBU SEMPRE FOI TAMBÉM UM PALCO DESTACADO PARA A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, DOS SENTIMENTOS, DAS ESPERANÇAS E PREOCUPAÇÕES DOS PECUARISTAS EM PARTICULAR E DOS PRODUTORES RURAIS DE UM MODO GERAL.
PREOCUPA-NOS HOJE, PRINCIPALMENTE, A GRAVIDADE DA CRISE ECONÔMICA ENFRENTADA PELO BRASIL, SOBRETUDO PELAS CONSEQUÊNCIAS DE UMA RECESSÃO PROLONGADA SOBRE AS EMPRESAS, OS EMPREGOS, O QUADRO SOCIAL, O MERCADO CONSUMIDOR E OS INVESTIMENTOS. SABEMOS QUE DOIS OU TRÊS ANOS CONSECUTIVOS DE RECESSÃO ECONÔMICA PODEM ACARRETAR UMA DÉCADA OU MAIS DE ATRASOS NOS FATORES QUE DETERMINAM O DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS.
TEMOS CONFIANÇA, PORÉM, NA VITALIDADE DA ECONOMIA BRASILEIRA, NA SUA CAPACIDADE DE RECUPERAÇÃO E, ESPECIALMENTE, NA FORÇA DA AGROPECUÁRIA PARA ALAVANCAR A RETOMADA DO NOSSO CRESCIMENTO. ASSEGURAMOS QUE OS PRODUTORES RURAIS ESTÃO TRABALHANDO ORDEIRAMENTE, COMO SEMPRE ESTIVERAM, PARA A SUPERAÇÃO DESTE NOVO PERÍODO DE DIFICULDADES ECONÔMICAS.
NO ENTANTO, ALERTAMOS QUE É INACEITÁVEL QUE O ACIRRAMENTO DA DISPUTA POLÍTICO-PARTIDÁRIA SE SOBREPONHA AOS INTERESSES DO PAÍS E SE TORNE UMA PORTA ABERTA PARA A ATUAÇÃO DAQUELES QUE TÊM COMO ÚNICO PROPÓSITO DESESTABILIZAR NOSSAS INSTITUIÇÕES, DESMORALIZAR A DEMOCRACIA E PROMOVER O CAOS E A VIOLÊNCIA NOS CAMPOS E NAS CIDADES.
REPETIMOS AQUI O ALERTA FEITO RECENTEMENTE EM NOTA DE REPÚDIO DA ABCZ, QUANDO UM REPRESENTANTE DA CONTAG, EM CERIMÔNIA OFICIAL REALIZADA NO PALÁCIO DO PLANALTO, FEZ PRONUNCIAMENTO AMEAÇANDO INVADIR PROPRIEDADES E GABINETES DE PARLAMENTARES. A ABCZ ALERTOU NA OCASIÃO QUE AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS COM A RESPONSABILIDADE DE ZELAR PELAS LEIS E A ORDEM NÃO PODEM SILENCIAR E SE OMITIR DIANTE DA INCITAÇÃO PÚBLICA A ATOS CRIMINOSOS, SOB O RISCO DE QUE O SEU SILÊNCIO E A SUA OMISSÃO DEIXEM A SOCIEDADE EXPOSTA ÀS AÇÕES DAQUELES GRUPOS QUE ESTEJAM DISPOSTOS A RECORRER À CHANTAGEM, AO BANDITISMO E À VIOLÊNCIA PARA IMPOR OS SEUS INTERESSES E VONTADES.
A ATUAÇÃO DESSES GRUPOS NÃO É UMA NOVIDADE PARA OS PRODUTORES RURAIS, POIS HÁ DÉCADAS ELES PROMOVEM INVASÕES DE PROPRIEDADES E VIOLÊNCIA NO CAMPO. A NOVIDADE É O COMPORTAMENTO DE LIDERANÇAS QUE PARECEM INCENTIVAR ESSA ATUAÇÃO AO INVÉS DE COIBI-LA E PUNI-LA.
JÁ FOI DITO E REPETIDO NESTA TRIBUNA QUE A ABCZ NÃO É CONTRÁRIA À REFORMA AGRÁRIA. SOMOS CONTRÁRIOS ÀS INVASÕES, À VIOLÊNCIA, AO DESRESPEITO AO DIREITO À PROPRIEDADE. ESSES GRUPOS, SIM, SÃO CONTRÁRIOS A UMA REFORMA AGRÁRIA DENTRO DA LEGALIDADE E DA ORDEM, POIS A REFORMA AGRÁRIA SE TORNOU APENAS UMA FACHADA QUE OCULTA OS SEUS REAIS OBJETIVOS.
POR ISTO, LAMENTAMOS, MAS NÃO ESTRANHAMOS, O RELATÓRIO DA AUDITORIA REALIZADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA DO INCRA, DIVULGADO NO INÍCIO DESTE MÊS DE ABRIL, QUE APONTA QUASE 600 MIL INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES RELACIONADOS, PRINCIPALMENTE, AO CADASTRAMENTO DE INDIVÍDUOS QUE NÃO TERIAM DIREITO AOS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA.
É ASSIM, INFELIZMENTE, QUE ESTÁ SENDO FEITA A REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL.
OS PRODUTORES RURAIS RESISTEM HÁ UM LONGO TEMPO A ESSA SITUAÇÃO ABSURDA, QUE AGORA SE TORNA MAIS VISÍVEL PARA TODA A SOCIEDADE COM O CRESCIMENTO DE ORGANIZAÇÕES COM A MESMA NATUREZA TAMBÉM NAS GRANDES CIDADES, VOLTADAS PARA A INVASÃO DE PROPRIEDADES URBANAS.
O BRASIL POSSUI A OITAVA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO. A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA É UMA DAS MAIS PRODUTIVAS E AVANÇADAS DO PLANETA. ALCANÇOU UM VALOR BRUTO DE PRODUÇÃO ACIMA DOS 501 BILHÕES DE REAIS AGORA EM 2016. É O SETOR RESPONSÁVEL POR MAIS DE 40% DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS. É O SETOR QUE ALIMENTA NÃO SOMENTE AS PESSOAS, MAS TAMBÉM, COMO FORNECEDOR DE MATÉRIAS-PRIMAS OU CONSUMIDOR, AS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS; DE MÁQUINAS, VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS; DO VESTUÁRIO; DO CALÇADO; DA CELULOSE; DO COURO; DE MÓVEIS; DA CONSTRUÇÃO CIVIL; DE INSUMOS AGRÍCOLAS; FARMACÊUTICA E VÁRIAS OUTRAS, ALÉM DE INÚMERAS ATIVIDADES COMERCIAIS E DE SERVIÇOS. ESTAMOS REALIZANDO O ANTIGO SONHO DE TRANSFORMAR O BRASIL NO PRINCIPAL CELEIRO DO MUNDO. NÃO PODEMOS PERMITIR QUE UM SISTEMA PRODUTIVO TÃO VITAL PARA O NOSSO PAÍS E PARA TODOS OS PAÍSES QUE IMPORTAM NOSSOS PRODUTOS, FORMADO AO LONGO DE DÉCADAS DE TRABALHO SOL A SOL, SEJA AMEAÇADO E CONVULSIONADO POR AGITADORES PROFISSIONAIS.
NO PLANO ECONÔMICO, SENHORAS E SENHORES, NÃO TEMOS DÚVIDA DE QUE A AGROPECUÁRIA ESTÁ PRONTA PARA FOMENTAR UM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO NA ECONOMIA BRASILEIRA. A AGROPECUÁRIA TEM MANTIDO A SUA TRAJETÓRIA ASCENDENTE, MESMO NO SEVERO CENÁRIO RECESSIVO QUE ESTAMOS ENFRENTANDO. E A AGROPECUÁRIA PODERÁ CRESCER MUITO MAIS QUANDO NÃO ESTIVER SUFOCADA POR FATORES QUE FOGEM AO SEU CONTROLE, COMO A INSEGURANÇA JURÍDICA E A ESCASSEZ DO INVESTIMENTO PÚBLICO EM INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA E DO INVESTIMENTO PRIVADO EM OUTROS SETORES PRODUTIVOS.
AGUARDAMOS COM ANSIEDADE O DESFECHO DA CRISE POLÍTICO-PARTIDÁRIA, PROVOCADA POR PROJETOS DE PODER E PELA CORRUPÇÃO, PARA QUE O PAÍS VOLTE A TER UMA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO RESPONSÁVEL, EQUILIBRADA E CONFIÁVEL E SAIA DESTE PERÍODO DE INÉRCIA E INCERTEZAS.
A ABCZ TEM PARTICIPADO ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE BASES QUE POSSIBILITARÃO UM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO.
POR MEIO DOS NOSSOS PROGRAMAS, SERVIÇOS E AÇÕES, OFERECEMOS SUPORTE E ESTÍMULOS PARA QUE MAIS DE 21.000 CRIADORES ASSOCIADOS SEJAM TAMBÉM MULTIPLICADORES E DISSEMINADORES DA MAIS EVOLUÍDA E PROMISSORA PECUÁRIA BOVINA, QUE É A PECUÁRIA ZEBUÍNA CALCADA NO MELHORAMENTO GENÉTICO, NA PESQUISA E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, NA MELHORIA DA NUTRIÇÃO E DA SANIDADE DOS ANIMAIS, NO APRIMORAMENTO DAS TÉCNICAS DE MANEJO, NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS, NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO.
NESTA LINHA E EM PARCERIA COM A DATAGRO, A ABRAMILHO E A SOCIEDADE RURAL BRASILEIRA, REALIZAREMOS NOS DIAS 4 E 5 DE JULHO O GAF, GLOBAL AGRIBUSINESS FORUM, EVENTO QUE TEM COMO TEMA A “AGROPECUÁRIA DO AMANHÃ: FAZER MAIS, COM MENOS (DISSEMINANDO AS BASES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)”. O GAF É UM ENCONTRO INTERNACIONAL QUE REÚNE OS MAIORES EXPOENTES DA AGRICULTURA MUNDIAL, PARA DEBATER O AGRONEGÓCIO E BUSCAR SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS QUE SÃO ENFRENTADOS PELA HUMANIDADE PARA SE DESENVOLVER SOCIOECONOMICAMENTE E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
ALÉM DESTES TRABALHOS MANTEMOS PERMANENTE DIÁLOGO COM AS AUTORIDADES COMPETENTES E COM TODOS OS ATORES ECONÔMICOS E SOCIAIS NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS, OS ENTRAVES E AS AMARRAS QUE PREJUDICAM A PLENA EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA.
DESTACAMOS NESSE SENTIDO OS ESFORÇOS PARA A CONSOLIDAÇÃO, A REGULAMENTAÇÃO E A APLICAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL, ALVO DE INTENSAS TENTATIVAS DE RETROCESSO E ESVAZIAMENTO POR MEIO DE AÇÕES DESCABIDAS CONTRA A SUA CONSTITUCIONALIDADE E ALVO TAMBÉM DE INTERPRETAÇÕES DÍSPARES PELOS ÓRGÃOS DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO QUE CAUSAM TRANSTORNOS, PREJUÍZOS E INSEGURANÇA JURÍDICA AO PRODUTOR RURAL.
O NOVO CÓDIGO FLORESTAL, UM DOS MAIS CONSISTENTES DO MUNDO, É UMA GRANDE CONQUISTA DE TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA E É INADIÁVEL QUE SEJA EFETIVAMENTE IMPLEMENTADO, TANTO PARA QUE OS PRODUTORES POSSAM TRABALHAR COM SEGURANÇA E TRANQUILIDADE COMO PARA QUE OS RECURSOS NATURAIS DO PAÍS SEJAM PRESERVADOS. E NÃO PODEMOS DEIXAR DE DESTACAR AQUI OS ESFORÇOS DO MINISTRO ALDO REBELO, DO PREFEITO DE UBERABA PAULO PIAU E DO NOSSO HOMENAGEADO EVARISTO MIRANDA NA CONSTRUÇÃO E NA DEFESA DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL.
RESSALTAMOS TAMBÉM O TRABALHO QUE A ABCZ REALIZA JUNTO AO INSTITUTO PENSAR AGROPECUÁRIA, À FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA E AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, DENTRE OUTROS ORGANISMOS PÚBLICOS, PRIVADOS E DO TERCEIRO SETOR, EM COLABORAÇÃO PARA A DEFINIÇÃO DE PROPOSTAS DE POLÍTICAS AGRÍCOLAS MAIS EFICAZES E AUDACIOSAS E EM TORNO DE QUESTÕES URGENTES COMO A REGULAMENTAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DE DEFESA AGROPECUÁRIA E DA LEGISLAÇÃO DE ACESSO AOS RECURSOS GENÉTICOS, SEMPRE BUSCANDO O PREENCHIMENTO DE LACUNAS, O EQUILÍBRIO E A MODERNIZAÇÃO DO ARCABOUÇO NORMATIVO QUE ENVOLVE O TRABALHO DO PRODUTOR RURAL.
NA PECUÁRIA BOVINA, ESPECIFICAMENTE, OS CRIADORES ESTÃO PREPARADOS PARA CUMPRIR A SUA MISSÃO NO ABASTECIMENTO INTERNO E EXTERNO DE CARNE E LEITE. NECESSITAMOS, PORÉM, CONTAR COM A SINERGIA EM TORNO DESSA MISSÃO DE TODOS OS ATORES PRIVADOS E GOVERNAMENTAIS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA CADEIA PRODUTIVA OU QUE A INFLUENCIAM.
CONCLUINDO, SENHORAS E SENHORES, CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS A TODOS QUE PRESTIGIAM A 82ª EXPOZEBU.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, JOSÉLIO MOURA, E O MINISTRO DA DEFESA, ALDO REBELO, REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL.
AS SUAS PRESENÇAS NOS HONRAM E NOS ALEGRAM, CAROS MINISTROS.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS O VICE-GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ANTÔNIO ANDRADE, TAMBÉM UM LÍDER POLÍTICO E GESTOR PÚBLICO COM EXPRESSIVA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGROPECUÁRIA, REPRESENTANDO NESTA CERIMÔNIA O GOVERNO DE MINAS.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS O SENADOR RONALDO CAIADO, NOSSA GRANDE LIDERANÇA, QUE DESEMPENHA PAPEL DA MAIS ALTA RELEVÂNCIA NO PARLAMENTO BRASILEIRO. CONTE SEMPRE CONOSCO AMIGO SENADOR, E TENHA A ABCZ TAMBÉM COMO SUA CASA.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS AO AMIGO E DEPUTADO FEDERAL MARCOS MONTES, QUE PRESIDE COM ENTUSIASMO E COMPETÊNCIA A COMBATIVA E VIGOROSA FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA, E EM SEU NOME CUMPRIMENTAMOS TODOS OS PARLAMENTARES FEDERAIS AQUI PRESENTES.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS O DEPUTADO ESTADUAL ADALCLEVER LOPES, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS, E EM SEU NOME CUMPRIMENTAMOS TODOS OS PARLAMENTARES ESTADUAIS AQUI PRESENTES.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS O SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DE MINAS GERAIS, JOÃO CRUZ REIS FILHO, PARCEIRO DESTA CASA DESDE OS TEMPOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, E EM SEU NOME SAUDAMOS A TODOS OS GESTORES FEDERAIS E ESTADUAIS PRESENTES.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS O PREFEITO DE UBERABA, PAULO PIAU, GRANDE DEFENSOR DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA, E EM SEU NOME CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS A TODOS OS PREFEITOS E GESTORES MUNICIPAIS PRESENTES.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS O EMINENTE VEREADOR LUIZ DUTRA, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA, E EM SEU NOME CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS A TODOS OS PARLAMENTARES MUNICIPAIS PRESENTES.
CUMPRIMENTAMOS, AGRADECEMOS E REVERENCIAMOS OS HOMENAGEADOS COM A COMENDA MÉRITO ABCZ 2016: ADRIANO MARCOS BARBOSA FERREIRA, CLAUDIO SABINO CARVALHO FILHO, EMÍLIO ELIZEU MAYA DE OMENA, EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA, IRINEU GONÇALVES FILHO, NABIH AMIN EL AOUAR E ROBERTO FONTES DE GOIS, NA CATEGORIA NACIONAL; MARIA DEL ROCIO ZAPATA GARCÍA, NA CATEGORIA INTERNACIONAL, E MURILO MONTANDON SIVIERI, NA CATEGORIA COLABORADOR. REVERENCIAMOS TAMBÉM COM A COMENDA, IN MEMORIAM, O SAUDOSO LUIZ RONALDO DE OLIVEIRA PAULA, CUMPRIMENTANDO SEUS FAMILIARES PRESENTES.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS DE FORMA ESPECIAL AO AMIGO JOÃO MARTINS, PRESIDENTE DA CNA, ENTIDADE MÁXIMA NA REPRESENTAÇÃO E DEFESA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, QUE NÃO SE CALOU NESTE MOMENTO DELICADO DA POLÍTICA NACIONAL E MANIFESTOU COM FIRMEZA A SUA POSIÇÃO AO LADO DO PRODUTOR RURAL.
APROVEITAMOS PARA CONVIDAR TODOS A PARTICIPAREM DAS APRESENTAÇÕES NAS VITRINES DA CARNE E DO LEITE, UMA AÇÃO DA ABCZ COM A CNA E O SENAR QUE MOSTRA NA PRÁTICA AS MELHORES FORMAS DE TRANSFORMAÇÃO DESSES PRODUTOS NOBRES.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS AOS COMPANHEIROS DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS RAÇAS ZEBUÍNAS BRAHMAN, GIR, GIR LEITEIRO, GUZERÁ, INDUBRASIL, NELORE, TABAPUÃ E SINDI E AOS COMPANHEIROS DE TODAS AS ORGANIZAÇÕES REPRESENTATIVAS DO AGRONEGÓCIO E DOS SINDICATOS RURAIS QUE NOS PRESTIGIAM.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS AOS PATROCINADORES DA EXPOZEBU 2016: BANCO DO BRASIL, DSM TORTUGA, MARFRIG GLOBAL FOODS, PHIBRO SAÚDE ANIMAL INTERNACIONAL LTDA., UBERLÂNDIA REFRESCOS LTDA. (COCA-COLA), VALE FERTILIZANTES S/A E AGRONELLI. E AOS APOIADORES: APEX BRASIL, CEMIG-COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS, FAZU-FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA, GOVERNO DE MINAS, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA E SENAR-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS AOS EXPOSITORES, AOS CRIADORES, AOS ASSOCIADOS, AOS EMPRESÁRIOS, AOS PROFISSIONAIS DOS MAIS DIVERSOS SEGMENTOS E AOS SEUS COLABORADORES QUE ABRAÇAM A EXPOZEBU E TORNAM POSSÍVEL ESTA REALIZAÇÃO.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS AOS PARCEIROS QUE SE UNIRAM À ABCZ PARA A REALIZAÇÃO DA TERCEIRA EDIÇÃO DA EXPOZEBU DINÂMICA, EM ESPECIAL AO PREFEITO PAULO PIAU E AO PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE UBERABA, ROMEU BORGES. A FEIRA REUNIRÁ MAIS UMA VEZ NA ESTÂNCIA ORESTES PRATA TIBERY JÚNIOR, A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 04 DE MAIO, AS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS MAIS AVANÇADAS PARA O PECUARISTA QUE BUSCA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL E RENTÁVEL DA SUA PRODUÇÃO.
DESTACAMOS COM ESPECIAL SATISFAÇÃO QUE ESTAMOS CELEBRANDO UM NOVO TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM AQUELA QUE CONSIDERAMOS UMA DAS MAIS IMPORTANTES E EFETIVAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DO MUNDO, A NOSSA EMBRAPA, PARA QUE ELA ATUE PERMANENTEMENTE COM A ABCZ NAS PRÓPRIAS INSTALAÇÕES DA ESTÂNCIA ORESTES PRATA TIBERY JÚNIOR, TENDO EM VISTA O FORTALECIMENTO DA EXPOZEBU DINÂMICA E DA DISSEMINAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS NAS ÁREAS DA PECUÁRIA DE CORTE E DE LEITE, VOLTADAS PARA O PEQUENO, O MÉDIO E O GRANDE PRODUTOR RURAL.
CUMPRIMENTAMOS O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ASSOCON, FERNANDO SALTÃO, E DESTACAMOS O PROTOCOLO DE INTENÇÕES FIRMADO PARA O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE ENTIDADES DO SETOR NA DEFESA DOS INTERESSES DA PECUÁRIA BRASILEIRA.
AGRADECEMOS AOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA.
ASSINALAMOS O NOSSO RECONHECIMENTO E O NOSSO AGRADECIMENTO AO EXÉRCITO BRASILEIRO, À POLÍCIA FEDERAL AO CORPO DE BOMBEIROS E ÀS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DE MINAS GERAIS.
CUMPRIMENTAMOS E AGRADECEMOS COM UM FORTE ABRAÇO AOS NOSSOS ESPECIAIS COMPANHEIROS DE DIRETORIA E À EQUIPE ABCZ DE COLABORADORES. ESTAMOS ÀS VÉSPERAS DA CONCLUSÃO DO MANDATO DA ATUAL DIRETORIA E SÓ TEMOS SENTIMENTOS E PALAVRAS DE GRATIDÃO E RECONHECIMENTO A TODOS OS HOMENS E MULHERES QUE NÃO ESTÃO MEDINDO ESFORÇOS PARA HONRAR A CONFIANÇA DE NOSSOS ASSOCIADOS E PARA CONTRIBUIR NESSES TRÊS ANOS DE GESTÃO COM O ENGRANDECIMENTO DA ABCZ E DA PECUÁRIA ZEBUÍNA.
QUE DEUS ABENÇOE A 82ª EXPOZEBU.