Encontro de prefeitos mineiros marca primeiro evento oficial da ExpoZebu 2016
Prefeitos das principais cidades que movimentam a economia do estado de Minas Gerais estiveram hoje (29/04), reunidos no Salão Nobre da ABCZ. A reunião antecedeu a abertura oficial da ExpoZebu 2016, que acontece neste sábado (30/04), em Uberaba/MG. O evento foi o primeiro da programação oficial da feira que segue até o dia 7 de maio.
Entre os presentes estavam o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos; o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade e o prefeito de Uberaba e presidente da Frente Mineira de prefeitos, Paulo Piau.
Na ocasião, Piau destacou a importância do agronegócio, em especial a pecuária, e também os principais pontos da discussão central do 107ª encontro dos prefeitos das cidades Polo de Minas, que teve como discussão a Lei de Responsabilidade Fiscal e os gastos que se estenderão até o próximo mandato.
“A ExpoZebu há muito tempo se tornou palco de discussões, não só técnicas sobre as raças zebuínas, mas também políticas e setoriais, como o agronegócio que avança em relação aos assuntos de interesse à sociedade brasileira. Para nós, receber os prefeitos do estado de Minas Gerais é uma grande honra. Poder ceder o espaço do nosso evento para essa reunião é contribuir, de certa forma, com a nossa posição de produtor rural e de líder classista”, diz Paranhos.
O presidente da Frente Mineira de Prefeitos, Paulo Piau, reforçou a importância do agronegócio para a economia nacional.
“Esse vínculo de reunir os prefeitos das cidades polo de Minas Gerais, durante a ExpoZebu tem tudo a ver. Embora, o nosso assunto seja o encerramento de mandato e como se deve cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, temos o apoio do agronegócio. Por isso, é um orgulho estar na casa do Zebu brasileiro”, conta.
Piau reforçou sobre o posicionamento do agronegócio diante da crise política enfrentada no país. “Tudo o que precisamos é gerar receita e só se gera receita produzindo. O município que tem o agronegócio como base forte está sofrendo menos com essa crise”, frisa.
A programação teve ainda a discussão sobre as finanças públicas no fim de mandato, sob a responsabilidade da assessora da Secretaria de Finanças de Belo Horizonte, Luce Mary. O assessor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Marconi Augusto F.C. Braga, abordou sobre a Prestação de Contas e o fim de mandato, fazendo um apanhado sobre os principais aspectos que devem ser observados durante o período de transição.
O Coordenador da Secretaria Executiva Rede Nossa São Paulo, Mauricio Broinizi, fez uma apresentação sobre a rede de gestão pública sustentável e do Programa Cidades Sustentáveis, projeto já aprovado pela Assembleia Geral da Onu.
Depois do encontro todos os prefeitos participaram de outro evento fora da ABCZ, para a abertura oficial da Safra mineira de açúcar e etanol 2016/2017.