Português
28 DE ABRIL DE 2016. POR SABRINA ALVES

Produtividade na Pecuária Bovina é tema dos painéis do Museu a Céu aberto

Produtividade na Pecuária Bovina é tema dos painéis do Museu a Céu aberto

Uma das atrações da 82ª ExpoZebu, que começa neste sábado (30/04), no Parque Fernando Costa, será a visitação do público pelo Museu a Céu aberto. Em sua 3ª edição, a exposição fixa, conta com 24 pontos espalhados por todo o Parque. “Este ano o objetivo é traçar todas as ações que a ABCZ vem realizando ao longo de sua história que contribuíram para a formação e o desenvolvimento da pecuária bovina no país. A ABCZ preserva a sua história registrada nas edificações típicas dessa época e, ao longo desses anos, vem sendo palco de importantes encontros políticos, do agronegócio e de discussões que alavancaram a genética zebuína brasileira, tornando-a mais importante do mundo. Essa memória está sendo exposta em quatro painéis, que fazem parte do acervo do ‘Museu Céu Aberto’. A ação é promovida pelo Centro de Referência da Pecuária Brasileira-Zebu (CRPB) e pelo Museu do Zebu”, explica a gerente do CRPB, Aryanna Sangiovani Ferreira.

Logo no primeiro painel os visitantes terão acesso a dados sobre a ABCZ e sua contribuição para o aumento da produtividade no campo através do desenvolvimento das raças zebuínas. “Esses números globais da entidade revelam a importância dela para o desenvolvimento do Zebu, em todo o país. Além, do impacto expressivo na otimização do uso da terra no território nacional. O gráfico ‘Poupa Terra’, mostra que com melhoramento genético e de pastagens é possível aumentar a produtividade liberando mais áreas para a proteção ambiental ou produção de outros tipos de alimentos”, explica Aryanna.

A importância da carne foi exposta no segundo painel. O destaque ficou com as informações sobre a comercialização da carne brasileira que detém 20% da fatia do mercado internacional. “Este é um dado de grande impacto para a economia nacional bem como para quem cria Zebu. Este painel mostra a linha evolutiva de como a ABCZ investiu em pesquisas e educação para que pudesse contribuir com o crescimento da produção interna e externa de carne. o intuito é quem passe por estes painéis vejam como a ABCZ investe em evolução contínua. No final mostra-se a importância do consumo da carne vermelha e como ela é reconhecida como o alimento mais completo na alimentação humana”, reforça a gerente do CRPB.

O Brasil é responsável pela 4ª maior produção mundial de leite e esse é o tema do terceiro painel da mostra. Sangiovani explica que os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações que a ABCZ vem desenvolvendo ao longo do tempo em relação ao melhoramento genético das raças leiteiras, contribuindo para o aumento da produtividade e melhoria de renda para os produtores. A intenção, segundo a especialista, foi a de mostrar pesquisas, como a do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – USP) que em parceria com a ABCZ vem quantificando economicamente os impactos das raças melhoradores no aumento de renda do produtor de leite.

O último painel mostra o resultado da pesquisa de satisfação que a ABCZ realizou junto aos seus sócios e mostra como a entidade consolidou um atendimento de excelência tanto nos seus serviços administrativos ou de campo.

 

Visitação

Para conhecer o Museu a Céu aberto alunos e professores da FAZU com acompanhamento da equipe do Museu do Zebu e do CRPBZ, responsáveis pela mostra. Durante a 82ª ExpoZebu, as visitas não precisarão ser agendadas. Logo na entrada do Parque Fernando Costa, os visitantes terão contato com um receptivo que orientará sobre a visitação.

Mais informações, na Sede do Museu do Zebu, “Edilson Lamartine Mendes”.

 

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar