Governo de Minas marca presença na ExpoZebu
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), num trabalho integrado com as instituições vinculadas (Emater, Epamig, IMA e Ruralminas), participa da 82ª edição da ExpoZebu, que começa neste sábado (30), em Uberaba. Durante a abertura, será lançada a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começa oficialmente em Minas no domingo, primeiro de maio. Minas Gerais completa 20 anos sem registro de focos de febre aftosa no rebanho com vacinação.
O gabinete da Secretaria da Agricultura será transferido simbolicamente para o Parque de Exposições Fernando Costa, a partir deste sábado (30/04) até 7 de maio. O estande estará aberto aos produtores rurais e pecuaristas da região, autoridades e todos visitantes que queiram conhecer de perto os programas desenvolvidos pela secretaria e o trabalho das instituições que fazem parte do sistema estadual da agricultura. Segundo o secretário da Agricultura, João Cruz, a Expozebu tem sido fundamental para a difusão de conhecimentos, tecnologias e material genético. “Eventos dessa magnitude são essenciais para o desenvolvimento contínuo da pecuária bovina mineira, um setor que responde por 50,2% do PIB do agronegócio do estado”, afirma.
A ExpoZebu é considerada uma das principais mostras da raça zebuína no país e a expectativa é de que reúna cerca de 1,8 mil animais, movimentando R$ 46,5 milhões nos 24 leilões previstos na programação e atraindo público de aproximadamente 230 mil pessoas, durante toda a semana do evento.
Plantão técnico da Emater
A secretaria da Agricultura e as instituições vinculadas têm ampla programação durante toda a semana do evento. Os técnicos da Emater-MG estarão à disposição dos produtores no estande do Governo de Minas para atender e orientar os produtores nos assuntos relacionados à assistência técnica e extensão rural. O plantão irá funcionar todos os dias das 9h às 21h. A empresa também apoia a ExpoZebu Dinâmica, evento técnico que faz parte da programação. A ação é uma vitrine tecnológica que tem como foco a socialização das mais modernas tecnologias nas áreas de pecuária bovina de corte e leite voltadas ao pequeno, médio e grande produtor rural. Como faz todos os anos, a Emater-MG colabora na divulgação do evento, bem como na mobilização de caravanas de produtores dos municípios da região de Uberaba para participarem do evento e conhecer as novidades do setor.
Epamig promove leilão Gir Leiteiro
No dia 4 de maio, às 10h, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza o tradicional leilão de Gir Leiteiro, no Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba. Serão leiloadas 30 fêmeas de alto valor genético, adaptadas às condições tropicais. As vacas e novilhas são fruto de mais de 60 anos de avaliações zootécnicas criteriosas para produção de leite, rusticidade, fertilidade e comportamento.
Fiscalização do Rebanho
Os animais que participam dos julgamentos e leilões passarão pelo controle de rastreabilidade do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com a verificação da documentação necessária para a entrada e saída no evento. O documento oficial e obrigatório para transporte é a Guia de Trânsito Animal (GTA), que contém as informações sobre o destino e condições sanitárias dos animais, bem como a finalidade do transporte. No estande do Governo, os técnicos do IMA estarão à disposição para atender os visitantes e divulgar as atividades do Instituto. O órgão também é o responsável pela gestão da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado, que será lançada na abertura do evento.
Fonte: Secretaria de Agricultura de Minas Gerais