Português
27 DE ABRIL DE 2016. POR LAURA PIMENTA

Fazu abre inscrições para Curso de Extensão em Zootecnia de Precisão

Fazu abre inscrições para Curso de Extensão em Zootecnia de Precisão

O conhecimento sobre a Zootecnia de Precisão tem crescido com grande intensidade nos últimos anos. A precisão é a ferramenta chave na busca por uma produção eficiente, por meio do uso de sensores para monitoramento dos animais e das características bioclimáticas do ambiente de criação. Pensando nisso, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promove o Curso sobre Zootecnia de Precisão, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio no campus, das 18h às 22h. O investimento será de 150 reais para estudantes e 200 reais para profissionais. O curso será ministrado pelo Prof. Dr. João Batista Gonçalves Costa Júnior. Para se inscrever acesse o fazu.brou ligue 0800 34 3033 - (34) 3318-4188 para mais informações. 

Segundo estudos científicos, o uso de tecnologias desenvolvidas dentro do conceito de Zootecnia de Precisão, apontam diversas melhorias de produtividade, sendo na redução de custos e atendimento às demandas atuais. A coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Renata Serafim, reforça que a área de Zootecnia de Precisão está sendo amplamente difundida nos últimos anos, e a Fazu já faz uso desta ferramenta no Intergado, que utiliza a precisão dos dados coletados para mensurar a eficiência alimentar dos bovinos, e além disso a zootecnia de precisão é uma ferramenta multidisciplinar, que envolve também os profissionais da área da área de Tecnologia da Informação.

"A programação do Prof. João Batista contemplará a apresentação do conceito de zootecnia de precisão; a metodologia do curso, a produção industrial de bovinos de corte e leite; áreas de pesquisa e desenvolvimentos recentes da pecuária de precisão; caracterização de instrumentos de medida; a telemetria aplicada à Zootecnia; o registro preciso de informações e rastreabilidade; o uso de processos eletrônicos de coleta e administração, entre outros assuntos relevantes para o profissional da Zootecnia”, conta a professora Renata Serafim.

Sobre João Batista Gonçalves Costa Júnior

João Batista é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). É mestre em Zootecnia na área de Produção e Nutrição animal pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2010). É doutor em Zootecnia na área de Produção Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Realizou doutoramento sanduíche no período de Fevereiro de 2012 a Janeiro de 2013 na Colorado State University - USA sob orientação do Dr. Jack Whittier, Dr Jason Ahola e Dr Kraig Peel, atuando no projeto "Predição e Comportamento de Parto em Bovinos da Raça Holandesa". É colaborador do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Carne (NESPRO/UFRGS). Pesquisador nas áreas de zootecnia de precisão, inovação tecnológica em bovinocultura de corte e de leite, cadeia produtiva da carne, metabolismo ruminal, aditivos na nutrição de ruminantes.

Fonte: Daniela Miranda (FAZU)

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar