PMGZ é apresentado durante Dia de Campo Sindi Castilho
A união da teoria e da prática do melhoramento genético, preconizada pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), foi acompanhada por um grande público de pecuaristas e profissionais da área, nesta sexta-feira (08/04), durante o Dia de Campo Sindi Castilho, promovido pelo criador e diretor da ABCZ, Adaldio Castilho, na Fazenda Tabaju.
A programação contemplou diversos temas relacionados ao trabalho do criador com o rebanho Sindi. O Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, falou sobre o “PMGZ na prática” e o consultor Fernando Costa, comentou aspectos de produtividade do criatório e da atividade pecuária.
Após as palestas foram apresentados alguns exemplares de destaques da seleção Castilho, que é uma das mais reconhecidas da raça Sindi no Brasil. “Um ponto bastante interessante do evento foi a harmonia entre a teoria e a prática. Em nossa apresentação especificamente, pontuamos a necessidade de uma seleção mais global, pois no melhoramento do rebanho deve ser observado o conjunto de características, visando sobretudo, a funcionalidade dos animais. Também não devem ser priorizados apenas os números, em função da importância da avaliação visual dos animais. Essa teoria ficou bem expressada com a demonstração do gado, quando foram expostos os resultados práticos da seleção”, diz Luiz Josahkian.
O Dia de Campo Sindi Castilho contou com a presença do presidente Luiz Claudio Paranhos, do vice-presidente Arnaldo Manuel Machado Borges, do diretor Frederico Cunha Mendes, do superintendente Luiz Josahkian, do gerente comercial do PMGZ, Cristiano Botelho e da gerente do PMGZ Bruna Hortolani.
O criatório Sindi Castilho participa do PMGZ desde 2006.