SRP abre a ExpoLondrina 2016
A 56ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – ExpoLondrina 2016 – estará aberta ao público a partir desta quinta-feira, dia 7 abril, 9 horas da manhã. A abertura oficial, no entanto, ocorreu nesta sexta-feira, dia 8, às 15 horas, no Recinto Milton Alcover.
A abertura foi acompanhada por toda diretoria da ExpoLondrina, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e demais secretários de Estado; os prefeitos de Londrina, Alexandre Kireeff, de Cambé, João Pavinato; os deputados federais Luiz Carlos Hauly, Marcelo Belinati e Alex Canziani; os deputados estaduais Tercílio Turini, Cobra Repórter, e Tiago Amaral; o general de Brigada Paulo Roberto de Oliveira, comandante da 15º Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, de Apucarana; e demais autoridades do exército; entre outras autoridades.
Os julgamentos reúnem as raças Nelore, Brahman, Gir Leiteiro e mais oito raças exóticas.
A agenda de remates terá início com o Leilão Dez Marcas, de gado de corte, nesta quinta-feira, dia 7. O Leilão Dez Marcas Expo abre tradicionalmente os remates da Exposição. Este ano, em sua 14ª edição, começa às 19h30, no Recinto José Garcia Molina.
O remate reunirá a elite do gado de corte dos planteis do pecuarista José Moacir Turquino e outros 28 convidados. Serão ofertados 1.200 animais selecionados na raça, qualidade e precocidade. O leilão estará sob o comando da leiloeira Leiloingá.
Onze dias de atrações
A ExpoLondrina prossegue até dia 17 de abril, com muitas atrações tanto de lazer, quanto de negócios e conhecimento. São esperados, nos 11 dias, perto de 500 mil visitantes.
A Exposição deste ano traz várias novidades, como a exposição de mini animais (mini bois, mini-horses, mini suínos, mini jumentos e mini lhamas); a Expo Food Truck, com uma grande variedade de guloseimas capazes de agradar a todos os gostos, como churros gourmet, pasteis, hambúrgueres recheados, choperia, cachorro-quente, entre outras delícias.
Outra grande novidade deste ano é a realização da maratona tecnológica Hackathon, que começa já nesta sexta-feira (dia 8) e prossegue até domingo. Será o 1.º Hackathon Paranaense do Agronegócio e será realizado no auditório Milton Alcover.
Hackathon é uma maratona que reúne programadores, designers, empreendedores e outros profissionais (neste caso, ligados ao agronegócio), com o objetivo de desenvolver, em tempo recorde, um software que atenda ao desafio estabelecido pela organização, com soluções inéditas, criativas e tecnológicas, transferindo conhecimento ao agronegócio.
O 1.º Hackathon Nacional do Agronegócio tem como tema “Smart Agro: Os desafios do Agronegócio Inteligente – IoT como fonte de competitividade”. A maratona contará com mentorias, apresentações, brainstorming e discussões com convidados da comissão organizadora. Os participantes ficarão durante três dias “em produção”, no auditório Milton Alcover.
Feira de Sabores
Um dos pavilhões preferidos do público da ExpoLondrina, a Feira Sabores – A Força da Família reunirá 68 produtores de todo o Paraná.
Além dos artesanatos, flores, das tradicionais geleias, embutidos, pimentas, conservas doces e salgadas, pães e bolos, bebidas, entre tantas outras variedades, a feira de 2016 trará, pelo menos, duas novidades, segundo o coordenador, Rodrigo Aurélio Wegner. “Teremos peixe frito na hora e também estamos providenciando um forno para assar as cucas alemãs no próprio pavilhão. Assim, os visitantes poderão saboreá-las logo que saírem do forno”, adianta.
Também será realizada, novamente, a Feira de Pequenos Animais, com exposição de várias raças de cachorros, aves, animais exóticos, calopsitas, coelhos, chinclilas, entre outros. Este evento é sempre muito visitado e agrada, especialmente, as crianças.
Negócios
Entre as inúmeras possibilidades de negócios durante a ExpoLondrina estão os leilões, o shopping rural (em que produtores farão a venda direta de animais), comercialização de veículos, máquinas e implementos agrícolas, além de uma gama variada de comércio, passando por confecções, objetos de decoração, utensílios domésticos, etc.
A ExpoLondrina movimenta sempre cifras significativas. Em 2015, a movimentação global foi de de R$ 437.389.000,00 um acréscimo de 3% em relação a 2014.
O público visitante de 2015 foi de 562.575 pessoas, número superior em 4,2%, de 2014.
Acompanhe todas as notícias sobre a ExpoLondrina 2016 pelo site www.expolondrina2016.com.br
A primeira edição foi realizada em 1955 ainda no Jóquei Clube de Londrina e a partir de 1964 passaram a serem realizadas anualmente, sempre na primeira quinzena de Abril, dentro do Parque Governador Ney Braga e desde de 2003 usa o tema “A Melhor do Brasil”, por ser considerada uma das mais completas exposições da América Latina.
A movimentação do evento promove não só a produção agropecuária, mas sim todos os segmentos envolvidos.
A economia local recebe um incremento substancial, através de toda a logística para atender aos expositores e visitantes do evento.