Português
04 DE ABRIL DE 2016. POR LAURA PIMENTA

1º Dia de Campo da ExpoZebu Dinâmica aborda importância da ILPF

1º Dia de Campo da ExpoZebu Dinâmica aborda importância da ILPF

O evento faz parte das atividades da Expozebu Dinâmica que terá ainda um segundo Dia de Campo programado para agosto, durante a ExpoGenética

No último sábado (02/04), a ABCZ promoveu o 1º Dia de Campo da ExpoZebu Dinâmica 2016, realizado na Estância Orestes Prata Tibery Jr., em Uberaba.

No evento estiveram presentes criadores, pesquisadores, especialistas, estudantes e vários convidados que participaram de palestras e de uma visita guiada as estações e estandes das empresas que serão apresentados durante a ExpoZebu Dinâmica.

Um dos momentos mais aguardados foi a palestra do pesquisador da Embrapa Cerrados, João Kluthcouski, conhecido como João K. Bem descontraído, o palestrante falou sobre os benefícios e vantagens da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para o avanço e crescimento da pecuária.

Ele explicou que as pesquisas sobre o assunto começaram há aproximadamente 30 anos, porém, como destacou João K, o assunto começou a ter maior destaque somente nos últimos dez anos. Para ele, o Brasil é a maior potência de produção de alimentos do mundo (principalmente grãos e proteínas como carne e leite), e será fundamental o aumento dessa produção global de alimentos, que deverá suprir a demanda prevista para 2050, onde aproximadamente 9 bilhões de pessoas precisão se alimentar em todo o mundo.

 “A Europa já está toda tomada, assim como a Ásia, onde já não existe mais pasto. Já a África apresenta espaço, mas não tem cultura e essa mudança envolve gerações. A América do Sul conta com mais espaço. Localizado um pouco na Colômbia e nos países vizinhos, como o Paraguai, Uruguai e Venezuela. Só que o grande espaço de produção mundial se concentra no Brasil. Temos que nos prevenir para essa produção de alimentos prevista para 2050. Nós já somos campeões mundiais de produção de grãos, isso com pouco mais de 50 milhões de hectares em produtividade. Imagina se colocarmos em produção 200 milhões de hectares? Não faltará alimento no mundo. E para isso, é preciso usar alternativas, e, entre essas, está à integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, comenta João K.

Ele explica que em relação à produção pecuária, a ILPF propicia no ganho final, resultando na lucratividade da carne. “A integração Lavoura Pecuária Floresta permite a engorda dos animais criados no sistema a pasto, mesmo em períodos de seca, por manter um pasto produtivo, durante a entressafra” explicou o pesquisador que é um dos maiores especialistas do país. 

O assunto também foi abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Luiz Adriano Maria Cordeiro. Ele falou sobre a preocupação com o aquecimento global, que foi um dos temas discutidos durante a COP 21 (Conferência de Clima, realizada em dezembro de 2015, em Paris). Segundo Luiz Adriano, existe a grande necessidade de se reduzir as emissões de gases e para isso, a ILPF entra como um importante processo. O pesquisador abordou ainda o Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), pertencente ao Ministério da Agricultura, que tem como finalidade a organização e o planejamento das ações para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis para a redução de emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa). Entre os destaques do plano ABC está a recuperação das pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs).

 

ExpoZebu Dinâmica

Esse ano, a exposição que acontecerá entre os dias 4 e 6 de maio, contará com dois dias de campo. Sendo o primeiro realizado no último dia 2 de abril e outro programado para a ExpoGenética, no mês de agosto.

De acordo com a coordenação da Expozebu Dinâmica, a exposição tem a missão de aproximar do criador soluções integradas como ILP/ILPF, consorciamentos, novas cultivares, máquinas, equipamentos, serviços, além das mais modernas tecnologias, visando a ampliação da produtividade da pecuária – também vem com outras novidades em 2016.

A Embrapa terá uma importante participação. Serão aproximadamente 3.000 metros quadrados destinados a apresentação de diversas variedades de forrageiras e sua produtividade, tendo como foco ainda a Integração Lavoura/Pecuária e Integração Lavoura/Pecuária/Floresta, além de uma área demonstrativa de recuperação de pastagens degradadas, com baixo custo. A área de ILPF contará com demonstração de Mogno, Acácia, Teca, Nim, Eucalipto citriodora e clone.

Além da demonstração estática das mais modernas tecnologias entre máquinas e equipamentos, o ponto alto da ExpoZebu Dinâmica continuará sendo as demonstrações a campo das máquinas e equipamentos. A exposição será realizada em uma área aproximada de 60 hectares. A responsabilidade técnica da ExpoZebu Dinâmica ficará a cargo da Embrapa Cerrados, com apoio técnico da Embrapa Milho e Sorgo.

A ExpoZebu Dinâmica 2016 conta com o patrocínio das empresas: Agronelli, Biomatrix, Caixa, Dow AgroSciences, Husqvarna, Inprenha/ Top Bulls, Jumil e Satis. As empresas interessadas em participar do evento podem entrar em contato pelo telefone: (34) 3319-3838.

Texto: Sabrina Alves

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar