Projeto ABC Cerrado recebe inscrições até o final do mês
Os interessados em participar do Projeto ABC Cerrado devem preencher o formulário de Pré-inscrição do Processo de Mobilização no site do Senar clicando aqui, até o dia 31 de março. O envio do formulário garante ao participante um pacote de capacitação e assistência técnica sobre as tecnologias ABC com 56 horas de treinamento. Também serão elegíveis para receber até 18 visitas de assistências técnicas sobre as tecnologias ABC gratuitamente. As capacitações abordarão os benefícios produtivos, ambientais e econômicos na utilização de tecnologias sustentáveis de produção agropecuária; os principais modelos e técnicas para implantação das tecnologias em sua propriedade; gerenciamento da atividade agropecuária em sua propriedade.
O Projeto ABC Cerrado é uma ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa. O Projeto ABC Cerrado pretende incentivar e difundir a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibilizar o produtor agropecuário para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR será responsável pela formação profissional dos profissionais do campo nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – via Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.
O ABC Cerrado vai atender oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas. O projeto já promoveu seminários de sensibilização e divulgação nos Estados participantes, capacitação de produtores e gerentes de propriedades e instrutores do SENAR e, ainda, treinamento dos técnicos que atuarão na assessoria em campo para os produtores. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades – nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul – receberão, também, assistência técnica. Esses estabelecimentos terão o compromisso de executar uma das tecnologias aprendidas que serão transformadas em cases de estudo e vitrines tecnológicas.