Manejo racional e bem estar animal foram temas trabalhados em curso da ABCZ
A ABCZ realizou na última semana mais um curso “Manejo Racional e Bem Estar Animal”. Um grupo de dez pessoas cumpriu a carga horária que foi dividida em cinco dias de treinamento teórico e prático. O curso foi desenvolvido na Estância Orestes Prata Tibery Junior que fica em Uberaba/MG.
O curso promovido pela ABCZ integra a grade de treinamentos especializados do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), voltada aos moradores, trabalhadores e profissionais das áreas rurais. No segmento da agropecuária as capacitações contemplam tratadores, vaqueiros, gerentes, médicos veterinários, zootecnistas, proprietários de animais, ou seja, todas as pessoas que se envolvem no manejo do gado.
O instrutor Alexandre Stockler Bojikian diz que “Eu acho que o maior mérito desse tipo de treinamento é ter profissionais que trabalham com bovinos de corte entenda como deve fazer para tratar bem um animal para que ele se desenvolva de forma adequada, sem stress e de maneira que ele produza uma boa carne. Animal que é maltratado no manejo da fazenda, animal que é judiado, animal que é estressado não produz uma carcaça de qualidade e muito menos uma carne de qualidade. E uma carne de qualidade inferior representa prejuízos para a cadeia produtiva como um todo. O pecuarista perde, o mercado brasileiro perde e o país pode perder como exportador de carne. Nós não podemos perder essa vantagem econômica que o país tem e por isso é tão importante convencer esses profissionais do papel fundamental que eles desempenham para a atividade pecuária. É o ser humano que tem que mudar comportamento para lidar com o animal e não querer mudar o animal”, enfatiza.
Durante o ano a ABCZ vai promover outros treinamentos na Estância Orestes Prata Tibery Junior. “Este foi mais um curso de uma série que estamos planejando e organizando para o espaço que temos na Estância. Conseguimos fechar uma parceria junto ao SENAR Minas e a lista de cursos que a entidade tem disponível abrange uma centenas de temas relacionados às questões e demandas do dia a dia das pessoas que trabalham no agronegócio. As próximas capacitações são sobre casqueamento de bovinos, produção de doces e aproveitamento de lácteos e um outra sobre manutenção e operação de tratores e implementos”, explica o coordenador do Colégio de Jurados, Mário Márcio Moura.