Português
03 DE MARÇO DE 2016. POR LARISSA VIEIRA

ABCZ registra primeiros clones produzidos pela Fazenda Teotônio

ABCZ registra primeiros clones produzidos pela Fazenda Teotônio

Três clones de vacas da raça Guzerá foram registrados ontem (02/03/16) pela ABCZ na fazenda Teotônio, pertencente ao Grupo Edson Queiroz, e localizada em Madalena (CE). O diferencial dessa clonagem foi que todo o processo para produzir as cópias das fêmeas, que envolve desde a parte de coleta do DNA, produção em laboratório e implantação do embrião nas receptoras, foi feito pelo Grupo Edson Queiroz. A parte laboratorial ficou a cargo da Universidade de Fortaleza (Unifor), que também pertence ao grupo, e a parte de implantação e de manejo pela equipe da fazenda Teotônio. Os registros foram feitos pela técnica da ABCZ Marcela Galvão. 
A propriedade optou por clonar mãe e filha por representarem uma das melhores “famílias” do rebanho Teotônio. Um clone é da vaca Violada TAL,  que já obteve produção de 4.000 kg de leite em controle leiteiro. Os outros dois clones são da filha de Violada TAL, a vaca Dalha TAL, considerada uma das melhores fêmeas do rebanho e com produção de mais de 5.000 kg de leite em controle leiteiro. O Grupo Edson Queiroz pretende clonar outros animais do rebanho.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar