Equipe da ExpoZebu Dinâmica participa de Dia de Campo da Embrapa
Executivos da ExpoZebu Dinâmica estiveram em são Carlos/SP, na Embrapa Pecuária Sudeste para acompanhar evento sobre sistemas de produção.
O consultor João Gilberto Bento e o coordenador Franco Geovani Rocha se reuniram no sábado, (27/04), com o pesquisador Luiz Adriano Maia Cordeiro e o especialista de ILPF, João Kluthcouski, ambos da Embrapa. No encontro foram tratadas questões relacionadas ao Dia de Campo agendado para o dia 4 de abril, quando João “K” fará palestra sobre o tema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e assuntos da ExpoZebu Dinâmica marcada para os dias 4, 5 e 6 de maio em Uberaba, durante a ExpoZebu.
Depois da reunião o grupo participou, juntamente com mais 150 produtores, profissionais do setor agropecuário, técnicos e estudantes participaram, do Dia de Campo sobre sistemas integrados.
O público percorreu cinco estações no campo e conheceram benefícios e peculiaridades de diferentes modelos, como consórcio de milho e braquiária em ILP, pecuária com árvores nativas e gado, agricultura e eucalipto. Temas como desempenho animal e vegetal, agricultura de precisão, fertilidade do solo, comportamento dos parasitas nesses sistemas e avaliação econômica também estiveram na programação.
Para Lúcia Bastos, produtora rural, o dia de campo foi uma oportunidade de aprendizado. Em sua propriedade, na cidade de Pompéia (SP), ela planta eucalipto em uma área e cria gado em outra. "Estou buscando informações para ver se é viável integrar, como eu poderia fazer isso e quais os benefícios dessa integração", conta Lúcia.
O diretor executivo William Marchió, da Rede de Fomento ILPF, esteve presente e ressaltou a importância da ILP e ILPF para o país. "Temos cerca de 60 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem ser recuperadas e transformadas com a integração. É outro Brasil agrícola", destaca.
Liderada pela Embrapa, a Rede de Fomento ILPF transfere conhecimento e tecnologia para ampliar a adoção da integração no país. Atualmente, de acordo com Marchió, estima-se que o Brasil tem em torno de 5 milhões de hectares estabelecidos de ILPF.
Para a coordenação do evento, a grande adesão dos participantes demonstra o crescimento do interesse pelos sistemas sustentáveis de produção e essas mesmas técnicas e modelos serão apresentados em Uberaba, na ExpoZebu Dinâmica.