MAPA mostra empenho e busca maior aproximação com entidades representativas do Agronegócio
O balanço das ações de 2015 e as projeções de atividades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para 2016 foram apresentados às lideranças do Agronegócio, dentre eles o presidente da ABCZ Luiz Claudio Paranhos, nesta semana pela ministra Katia Abreu, em Brasília.
Um dos pontos mais destacados do atual modelo de gestão do Ministério é o esforço para maior aproximação entre o Governo e as entidades e representantes do Agronegócio.
“Desde que tomou posse no MAPA, em janeiro de 2015, a ministra Kátia Abreu demonstrou uma grande preocupação em aproximar o ministério do setor produtivo. Isso é essencial para a formulação de políticas públicas adequadas para desenvolvimento de um setor tão importante como o Agronegócio Brasileiro. A equipe do Ministério está empenhada em ouvir as entidades e seus representantes, tornando o processo mais democrático e representativo. Um exemplo é a formação do Fórum das Entidades Representativas do Agronegócio do Brasil (FERAB) e o engajamento que vem sendo proposto através dele. Esse é, sem dúvida, um modelo de gestão muito interessante”, afirma o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.
O empenho pessoal da Ministra Kátia Abreu nessa aproximação também é outro ponto bem visto pelo representante da ABCZ. “Durante recente encontro da FERAB, em Brasília/DF, a ministra convidou todos os participantes do fórum a visitarem a ExpoZebu e sugeriu que a próxima reunião do grupo fosse realizada em nossa tradicional exposição. A ideia foi muito bem recebida e a reunião já ficou agendada para o dia 29 de abril, inclusive, com a participação da ministra Kátia Abreu que confirmou sua presença no evento. Essa iniciativa da ministra foi muito importante, pois conseguiremos reunir na ExpoZebu os principais representantes do Agronegócio Brasileiro, fortalecendo ainda mais o nosso evento com discussões fundamentais para o setor produtivo”, finaliza Paranhos.
Além do encontro com a ministra, em Brasília, o presidente da ABCZ participou da solenidade comemorativa de 100 anos do SIF (Sistema de Inspeção Federal), importante órgão do MAPA, responsável por garantir a qualidade de produtos de origem animal.