Português
24 DE FEVEREIRO DE 2016. POR MÁRCIA BENEVENUTO

Sindi é estrela em 1º PGP a pasto do RN

Sindi é estrela em 1º PGP a pasto do RN

A pesagem de entrada dos garrotes foi realizada nessa terça-feira, dia 23/02. A PGP a pasto da Fazenda Laranjeiras, do município de São José do Mipibu, é a primeira prova de ganho em peso a pasto do Estado do RN envolvendo as raças zebuínas e a primeira no Brasil envolvendo a raça Sindi.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Criadores de Sindi do Rio Grande do Norte e tem a participação de 20 animais oriundos de nove rebanhos locais credenciados na entidade. O técnico da ABCZ responsável pela prova, Rodrigo Coutinho Madruga explicou que a PGP a pasto do Sindi vai mostrar que os criadores do Estado estão buscando dados para comprovar a evolução do gado pelo melhoramento genético e que um aspecto interessante é o da diversidade genética dos animais participantes. Ele observou que nos 20 concorrentes estão representadas todas as genealogias que compõe hoje a raça no Brasil. “A busca pela avaliação da capacidade individual de ganho em peso, pela definição entre os participantes do melhor desempenho no peso final padronizado, e pelos animais de melhor ganho em peso diário, vai possibilitar a identificação de reprodutores que vão transmitir para suas progênies maior valor genético. Essas são as características principais de uma prova zootécnica, e essa é a missão que os criadores de Sindi do estado do RN assumiram. Através dessa prova, uma prova realista, que é feita no campo e nas mesmas condições da pecuária de corte nacional e regional estaremos dando um passo importante na avaliação e no melhoramento genético da raça Sindi e subsidiando com informações de desempenho o banco de dados do PMGZ”, disse Madruga. 

A PGP a pasto da raça Sindi na Fazenda Laranjeiras será encerrada em 13/12/2016. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar