Português
16 DE FEVEREIRO DE 2016. POR LARISSA VIEIRA

Divulgado regulamento da 2ª Prova de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro da Embrapa Cerrados

Divulgado regulamento da 2ª Prova de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro da Embrapa Cerrados

Já está disponível na página da Embrapa Cerrados na Internet o regulamento (http://bit.ly/1Xv3LtD) da 2ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro, que será realizada no Centro de Tecnologias de Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados, em Brasília (DF), a partir de 29 de setembro deste ano. O evento é coordenado pelo CTZL e pela Associação de Criadores de Zebu do Planalto (ACZP).

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 18 de abril na ACZP pelo e-mail aczp.df@uol.com.br. Será cobrado o valor de R$ 3.800,00 por novilha inscrita, divididos em 10 vezes de R$ 380,00 mensais, e cada criador ou proprietário poderá inscrever até dois animais de cada raça.

Além da raça Gir Leiteiro, a segunda edição da prova passa a contemplar as raças Guzerá e Sindi. A finalidade é promover o melhoramento genético das raças zebuínas de aptidão leiteira por meio da identificação de matrizes dentro de grupos contemporâneos de cada raça, com potencial genético para a produção de leite a pasto. Além disso, será formado um banco genético com as melhores fêmeas classificadas em cada raça por meio de contrato de parceria com a Embrapa.

A prova terá duração de 14 meses, sendo dois meses de adaptação para minimizar o efeito de manejo pré-prova e 12 meses de avaliação. A base da alimentação é o pastejo rotacionado, mais suplementação concentrada com 22% de proteína. Na época seca, a dieta será complementada com silagem de milho.

Serão identificadas as melhores novilhas contemporâneas da raça Gir Leiteiro, Guzerá e Sindi de primeira cria que, durante 305 dias de lactação em pasto rotacionado com suplementação, se destacarem nos seguintes atributos: produção de leite; reprodução; qualidade do leite e persistência de lactação; e avaliação morfológica. Os resultados serão divulgados em dezembro de 2017. Os cinco melhores animais de cada raça poderão ainda ser utilizados para pesquisas de produção in vitro de embriões no CTZL mediante contrato de parceria, caso haja interesse do produtor.

São oferecidas 20 vagas para novilhas Gir Leiteiro, 12 para novilhas Guzerá e 12 para novilhas Sindi, que serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições. Os animais deverão ser primíparas registradas na ABCZ nas categorias puros de origem (PO) ou inscritas no livro aberto (LA). As novilhas devem estar prenhes, sendo o parto efetivado durante o período de adaptação. Elas deverão parir entre 9 de novembro de 2016 e 30 de janeiro de 2017, de acordo com os períodos limites de parição estabelecidos pela ABCZ. Para isso, devem ser inseminadas ou cobertas entre os dias 20 de fevereiro e 19 de março deste ano.

A prova tem o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil), da Associação de Criadores de Sindi (ABCSindi), da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), da Associação Guzerá Goiás (AGG), da Gestão Unificada-Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S.A. (EMEPA-PB), das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília e de empresas ligadas ao setor pecuário.

O CTZL está localizado na DF 180, Km 64 s/n, Recanto das Emas, Brasília - DF. Mais informações sobre a prova: cerrados.eventos@embrapa.br ou pelo telefone (61) 3386-0025.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar