Português
12 DE FEVEREIRO DE 2016. POR LAURA PIMENTA

Julgamento a campo é novidade na ExpoZebu 2016

Julgamento a campo é novidade na ExpoZebu 2016

Além do tradicional Julgamento em pista, a novidade deste ano para a ExpoZebu 2016 será a possibilidade de inscrição de animais para o Julgamento Zebu a Campo, uma nova modalidade de avaliação visual praticada na ExpoZebu. Essa modalidade será realizada no Pavilhão Multiuso, entre os dias 1º e 3 de maio. “A ExpoZebu sempre foi um espaço para a inovação e para a reflexão positiva sobre o futuro das raças zebuínas. Por isso, como grande novidade, trazemos para a exposição o Julgamento Zebu a Campo, que mostrará aos visitantes um pouco do modelo de criação semiextensiva agregando à seleção intensiva apresentada na pista de julgamento, que nada mais é do que um laboratório para que os animais expressem ao máximo a sua genética. A expectativa para os leilões da ExpoZebu também está alta, com praticamente todos os tradicionais remates já confirmados.”, antecipa o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos.

De acordo com o regulamento, que já está disponível no site da ABCZ, podem ser inscritos neste tipo de julgamento trios de animais de uma mesma raça, do sexo masculino ou feminino, de todas as raças zebuínas de aptidão corte, que atendam as seguintes exigências: portadores de registro genealógico nas categorias PO – Puro de Origem, e que estiverem em nome do expositor nos arquivos do SRGRZ; ter pai e mãe com avaliação genética positiva em programas oficiais de melhoramento genético, classificados entre os 50% (cinquenta por cento) superiores, prevalecendo para essa definição o índice adotado pelo programa. Para os machos, serão admitidos exemplares de todas as raças zebuínas de corte, a partir de 20 meses de idade (com andrológico de acordo com regulamento), enquanto as fêmeas deverão ter idade igual ou superior a 22 meses, inclusive para as doadoras de embriões. Para as fêmeas, será apresentado atestado de prenhez positiva, emitido por Médico Veterinário, ou as mesmas a partir de 22 meses deverão se apresentar com cria ao pé, com idade de até 8 (oito) meses.

Os trios concorrerão nas seguintes categorias:

Bezerro e Bezerra: de 08 até 12 meses de idade.

Macho de Sobreano e Fêmea de Sobreano: de mais de 12 até 16 meses.

Garrote e Novilha: de mais de 16 até 22 meses.

Tourinho e Fêmea Jovem: de mais de 22 até 27 meses.

 

Para todas as categorias, o número mínimo de trios para julgamento será de 02 (dois), tanto para as fêmeas como para os machos. O número máximo de trios por categoria, em um mesmo julgamento, será de 15 (quinze), e toda vez que esse número for ultrapassado a categoria será subdividida em tantas subcategorias quantas forem necessárias para que o número de trios em cada subcategoria criada não ultrapasse a 15 (quinze).

Os julgamentos serão realizados por uma comissão de 03 (três) membros, cuja composição poderá ser de 03 (três) Jurados Efetivos do quadro de jurados da ABCZ, ou de 01 (um) Jurado Efetivo, 01 (um) criador e 01 (um) profissional da indústria frigorífica ou de projeto de confinamento, cuja definição ficará à critério exclusivo da comissão organizadora do evento. O julgamento será realizado tendo inicialmente uma fase de pré-classificação feita nos currais, quando serão indicados, de forma consensual e no máximo, seis trios finalistas de cada categoria ou subcategoria que tenha sido criada por raça e sexo (Top 6). Após a pré-classificação dos trios nos currais, os 06 (seis) melhores trios (Top 6) de cada raça e sexo serão classificados entre o 1º e o 6º melhor trio de categoria ou subcategoria que tenha sido criada. Esta classificação será feita individualmente pelos jurados, sendo adotado o sistema de julgamento pontuado para apuração dos resultados finais. Adotando-se o mesmo modelo de julgamento pontuado, entre os 06 (seis) melhores trios de cada categoria ou subcategoria que tenha sido criada, por raça e sexo (Top 6), será indicado, também, o melhor indivíduo (TOP1).

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar