Representantes da ABCZ e FAZU conhecem projeto ambiental 'Águas Perenes'
Na última semana, representantes da ABCZ e da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), visitaram a Fazenda São Francisco, localizada a 23 km de Uberaba, para conhecerem o projeto “Águas Perenes”, desenvolvido pelo produtor rural e engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli, através do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-IADES.
O objetivo do projeto é viabilizar a conservação ambiental e, através dele, destinar verbas para instituições sociais. A ideia é que as pessoas físicas e jurídicas possam adotar uma ou mais árvores e bolsões, pagando um valor por ano, calculado de acordo com o local do plantio. A parceria se concretiza através de um Termo de Parceria entre o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-IADES e o interessado. Esse Termo se renova anualmente por meio do pagamento do boleto enviado ao endereço informado pelo parceiro.
“A ABCZ apoiará a divulgação do projeto, que é de fato, muito interessante. Estamos estudando uma parceria para que a FAZU, através de seus alunos e professores, também possam colaborar com o projeto”, afirma o presidente da ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos.
Sobre o Instituto Agronelli
Este não é o primeiro projeto ambiental desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Marco Túlio Paolinelli. Em 1980, Paolinelli comprou uma propriedade com solo degradado e passou então a promover atividades de conservação das nascentes. Para isso, construiu bolsões, plantou árvores e utilizou o Jambolão para proteger e recompor a qualidade do solo. Ao longo de 30 anos de trabalhos, a água aflorou em sua propriedade. Voçorocas foram contidas e estão sendo recuperadas, as nascentes foram perenizadas e a flora e fauna do local foram recuperadas. Esse projeto recebeu o nome de “Produtor de Água”
A partir do sucesso desse trabalho, o engenheiro resolveu reproduzir o projeto em uma área nobre da região, dentro da Fazenda São Francisco. A propriedade possui uma área total de 885.66 há, aproximadamente 7% da área total da microbacia do Ribeirão Saudade inserida em uma unidade de conservação de uso sustentável, denominada Área de Proteção Ambiental - APA Rio Uberaba. Dentro dessa área da APA estão os córregos Borá e Borazinho e 40% desses córregos estão dentro da Fazenda São Francisco. Os córregos Borá e Borazinho contribuem com 40% de água para o Rio Uberaba. Isso significa que 16% da captação do Rio Uberaba vem de dentro da Fazenda São Francisco, intensificando a responsabilidade do proprietário na execução de medidas de proteção ambiental local.
Interessados em conhecer o projeto Águas Perenes podem agendar visita com antecedência pelo telefone (34) 3313-0770.