FAZU amplia quadro de convênios e reforça internacionalização
A FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) amplia durante este mês de dezembro suas parcerias com instituições estrangeiras, reforçando seu processo de internacionalização. Representantes da FAZU e ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) viajam nesta quinta-feira (03/12) para o México com intuito de firmar mais um convênio institucional e participar da Exposição Mexicana de Criadores de Zebu, em Chiapas.
“Vamos firmar parceria com a AMCC (Asociación Mexicana de Criadores de Cebú), para que os filhos dos associados desta entidade possam vir estudar na FAZU. Também será firmada uma parceria com a Editora Tropical, responsável por uma das revistas mexicanas mais importantes do Agronegócio. A parceria com a editora visa às publicações de pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos e professores da FAZU e por fim, assinaremos um convênio com o governo estadual de Chiapas, para troca de conhecimentos técnicos entre nossos professores”, ressalta Carlos Henrique Cavallari Machado, Diretor Acadêmico da faculdade.
De acordo com Cavallari, no primeiro semestre de 2016, a FAZU deve firmar parceria com outros países, entre eles, o Chile, Costa Rica e ampliar o convênio com a Venezuela.
No último mês, a FAZU firmou convênios com a UDELAR (Universidad de la República), UDE (Universidad de la Empresa) - Facultad de Ciencias Agrarias, COMVETCRUZ (Colégio de Médicos Veterinários de Santa Cruz) e ampliou parceria com a ASOCEBU (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú).
No Uruguai, a Professora e Coordenadora de Pós-graduação, pesquisa e extensão, Renata Serafim, representando a FAZU, firmou parceria com a UDELAR e visitou a UDE, para apresentar a FAZU e propor um convênio. O Uruguai possui uma cadeia pecuária produtiva organizada, e as Universidades utilizam desta particularidade do país para realizar pesquisas com raças de aptidão leiteira e de corte. A UDE expressou interesse em estudar o rebanho brasileiro em nossas condições tropicais. Já a UDELAR é reconhecida como o maior centro de pesquisas em bem estar animal do mundo, e também expressou interesse em desenvolver trabalhos com o Zebu.
“Estas parcerias são extremamente importantes para todo o corpo docente e discente da FAZU, pois irão facilitar o intercâmbio para desenvolvermos pesquisas, realizarmos cursos, favorecendo o crescimento profissional e, até mesmo, cultural para os alunos e professores. A FAZU visa uma ampla interação entre as instituições, como a promoção de estágios para os alunos, descontos nos cursos de Pós-graduação, pesquisas entre professores e alunos de ambos os países, publicações em revistas internacionais em conjunto, entre outros benefícios”, finaliza Renata.
Na Bolívia, o diretor acadêmico da FAZU firmou convênio COMVETCRUZ (Colégio de Médicos Veterinários de Santa Cruz) e ASOCEBU (Associação Boliviana de Criadores de Zebu). “A fim de ampliarmos nosso convênio com a ASOCEBU Bolívia acrescentamos uma parceria com o Colégio de Médicos Veterinários de Santa Cruz. Nosso intuito é que nossos alunos tenham possibilidade ampliar seus conhecimentos e conviver com alunos e professores de outros países, criando assim outras possibilidades pessoais e profissionais”, afirma o professor Carlos Henrique.
ASOCEBU (Associação Boliviana de Criadores de Zebu). “ Na Bolívia acrescentamos uma parceria com o Colégio de Médicos Veterinários de Santa Cruz. Nosso intuito é que nossos alunos tenham possibilidade ampliar seus conhecimentos e conviver com alunos e professores de outros países, criando assim outras possibilidades pessoais e profissionais. Já com a ASOCEBU que já é nossa parceira de muitos anos, pretendemos ampliar nosso relacionamento, acrescentando a possibilidade de auxiliar os criadores bolivianos no melhoramento genético de seus animais”, afirma o professor Carlos Henrique.
Na ocasião, A FAZU e ABCZ homenagearam a ASOCEBU Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, pelos 40 anos de existência. Carlos Henrique Cavallari fez a entrega de uma homenagem ao presidente da Associação, Erwin Rek Lopez. Assim como a ASSOCEBU, a FAZU também completou 40 anos em 2015.
Há aproximadamente 10 anos, a Faculdade firmou o primeiro convênio na área de intercâmbio de educação com uma entidade estrangeira, através da parceria selada com a ASOCEBU (Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia). Após o convênio, desde a implantação sistema acadêmico, em 2007, mais de 22 estudantes bolivianos se formaram em na faculdade. Atualmente, 32 jovens estão cursando a graduação na FAZU, nos cursos de Zootecnia, Agronomia e Agronegócio.