Português
10 DE NOVEMBRO DE 2015. POR LAURA PIMENTA

Técnicos de campo da ABCZ participam de capacitação sobre ILP e ILPF

Técnicos de campo da ABCZ participam de capacitação sobre ILP e ILPF

A necessidade de utilização de práticas mais sustentáveis na pecuária levou a Embrapa Pecuária Sudeste, com o apoio da Embrapa Cerrados, a realizarem um Programa de Educação Continuada sobre Integração Lavoura-Pecuária e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, voltado para profissionais de Ciências Agrárias.

Iniciado em junho deste ano, a ideia do programa é justamente disseminar os conceitos e a prática destes dois sistemas através de uma rede de multiplicadores de transferência de tecnologia, de forma que o uso destas técnicas se torne mais comum nas propriedades rurais brasileiras.

Os técnicos de campo da ABCZ, Alisson Andrade e Daniel Pupin, da equipe do ETR Bauru, estão entre os alunos do programa e a ideia é que eles sejam multiplicadores destes conceitos junto aos demais técnicos da entidade e criadores de zebu. “O programa tem duração de três anos, sendo cinco módulos teóricos e um prático. Entre as ações interessantes deste curso está a parte prática em que nós alunos temos que implantar em nossa região uma URT (Unidade de Referência Tecnológica). Essa unidade, durante o curso, receberá a visita dos técnicos da EMBRAPA, que acompanharão a evolução das técnicas aplicadas na propriedade.  Esse curso vem bem de encontro com o que eu penso a respeito da sustentabilidade na agropecuária, e é bem alinhado com o pensamento da ABCZ. Lá temos a oportunidade de conviver e ter aulas com os principais nomes da ILP e da ILPF do Brasil”, Daniel Pupin, técnico de campo da ABCZ.

Para o técnico Alisson Andrade, a pecuária sustentável será a pecuária do futuro. “Ela é a única forma de trazer desenvolvimento aliado à produtividade sem a necessidade de aumento de novas áreas para lavoura ou pecuária”, afirma ele.

A capacitação da Embrapa já atingiu a parte prática e, a partir de agora, os técnicos da ABCZ implantarão Unidades de Referência Tecnológica em duas propriedades com criação de raças zebuínas.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar